EDUCAÇÃO

Estudantes de Araguaína utilizam artes para expressar conhecimentos matemáticos

Os estudantes da Escola Girassol de Tempo Integral Deputado Federal José de Assis, localizado em Araguaína estão participando do projeto ‘Matemáticos no Muro: Explorando as Contribuições dos Grandes Matemáticos através da Arte’.

O objetivo é incentivar os estudantes a realizarem pesquisa científica na área da Matemática e conhecer a história dos matemáticos como Pythagoras, Tales de Mileto, Eratostenes, Leonhard Euler, Euclides de Alexandria, Isaac Newton e Leibniz, entre outros. 

O projeto surgiu a partir de um diálogo entre a coordenadora da área, a professora Marina Gomes da Silva e os professores Marcelo José de Souza Melo, Genilse Alves Vieira Barreto e Josiany Castro Sousa, durante o planejamento semanal de Matemática. “A proposta foi pintar no muro, as fórmulas de Matemática, que usamos no cotidiano de sala de aula e dar vida a elas, conhecendo quem as criou, e dessa forma, evidenciando que a Matemática é uma construção humana se aperfeiçoou no decorrer da história da humanidade”, explicou Marina. 

Na primeira etapa do projeto, os estudantes realizaram as pesquisas, apresentaram o resultado dos estudos, criaram um design para o muro da escola, com o uso do grafismo para registrar os retratos dos personagens e suas fórmulas. Também ficou definido, que os alunos poderiam utilizar pinturas e outras formas de desenhos para promover mais vitalidade no ambiente escolar. 

A professora Marina contou que quando concluir os trabalhos de arte no muro, a escola promoverá uma cerimônia especial para apresentar toda a criação artística à comunidade escolar.  “Eu destaco que esse trabalho está sendo desenvolvido com os professores de Matemática e os de Artes, promovendo o conhecimento por meio da interação entre os componentes curriculares”, esclareceu.

Além de incentivar os estudantes a realizarem as pesquisas, o projeto explora as contribuições que esses matemáticos proporcionaram para o ensino fundamental e ensino médio. 

A estudante Yasmim Basílio Rodrigues, 15 anos, da 1ª série do ensino médio comentou sobre o estudo e suas pesquisas. “Eu gostei muito dessa junção entre a Matemática e a Arte, porque na minha vida, elas sempre estiveram juntas, desenhamos polígonos, o plano cartesiano e outros. Eu pesquisei sobre a vida de Carl Friedrich Gauss, matemático, astrônomo e físico alemão, que contribuiu com a teoria dos números, estatísticas, análise matemática, geometria, geofísica e eletroestática”, disse.

“Eu percebi que o ser humano sempre foi impressionante desde séculos passados, já que todas as suas teorias e fórmulas surgiram no século XVIII. Foi uma experiência incrível representar esse personagem tão importante para a história da humanidade”, completou a aluna. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo