EDUCAÇÃO

Educação promove formação sobre as concepções do Modelo Pedagógico e de Gestão das escolas que ofertam Ensino Integral em Tempo Integral

Com o objetivo de apoiar e fortalecer os técnicos e assessores pedagógicos das Superintendências Regionais de Educação (SREs), sobre as concepções do Modelo Pedagógico e Modelo de Gestão das escolas que ofertam Ensino Integral em Tempo Integral, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ofertou formação inicial aos profissionais na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, entre os dias 16 e 18 de abril. 

Cerca de 50 servidores, entre técnicos de Ensino Integral em Tempo Integral e assessores pedagógicos das SREs, participaram do encontro formativo. 

Cronograma

Na terça-feira, 16, foram abordadas as seguintes temáticas: O Contexto Histórico do Ensino Integral no Brasil e no Tocantins; Princípios Educativos: Pedagogia da Presença, Protagonismo, Educação Interdimensional; Os 4 Pilares da Educação, Ludicidade e Experimentação; Eixos Formativos: Formação Acadêmica de Excelência, Formação para a Vida e Formação de Competência para o Séc. XXI; Metodologia de Êxito: Projeto de Vida; Metodologia de Êxito: Eletivas; Metodologia de Êxito: Estudo Orientado; e Prática Educativa: Tutoria.

Já na quarta-feira, 17, foram tratadas a Metodologia de Êxito: Práticas Experimentais e Pensamento Científico; Nivelamento; Estudo Orientado; Protagonismo, e outros modelos de gestão. Além de assuntos voltados a uma gestão de qualidade como: descentralização, delegação Planejada, Ciclo de Melhoria Contínua, Níveis de Resultado e Parceria.

No fechamento das ações da formação, quinta-feira, 18, foram discutidos os temas relacionados ao Programa de Ação, Socialização do Instrumento de Monitoramento 2024, Jornada Ampliada e o Bolsa Presente Profe.

O diretor de Educação Integral e Jornada Ampliada da Seduc, Leandro de Souza, falou sobre a importância da formação. “Nesses três dias buscamos fortalecer e apropriar os profissionais da metodologia e modelo pedagógico e de gestão, para que seja replicado nas novas escolas de tempo integral, cuidando do estudante como centralidade do modelo”, explicou.

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