SAÚDE

HGP é referência para tratamento de câncer infantojuvenil

A oncologia pediátrica é a especialidade responsável pelo tratamento clínico e medicamentoso do câncer em crianças e adolescentes. O Hospital Geral de Palmas (HGP) é referência em tratamento de câncer infanto-juvenil o Tocantins. Por meio do ambulatório pediátrico da Unidade de Assistência de Alta complexidade em Oncologia (UNACON) do HGP,  estão em tratamento quimioterápico 12 pacientes de 03 a 12 anos. Os tipos mais comuns de câncer diagnosticados no local são: leucemias, tumores de sistema nervoso central, linfomas e neuroblastomas.

De acordo com dados do escritório de qualidade do HGP, de setembro de 2021 a julho de 2023, foram atendidos 107 pacientes, sendo  64 diagnósticos oncológicos e 43 não-oncológicos. Um total de  35 pacientes foram encaminhados via Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e 21 atendidos no HGP.

“O câncer infantojuvenil não pode ser prevenido primariamente, então quanto mais precoce for o diagnóstico, melhores são as chances de cura, que podem chegar a 80% nos grandes centros. Os sinais e sintomas mais frequentes são inespecíficos, o que torna o diagnóstico ainda mais desafiador. Mas um lembrete importante é que quando há persistência ou piora progressiva, é preciso pensar em câncer”, explicou a médica oncologista pediátrica, Thiessa Ribeiro Vieira.

A especialista acrescenta que “os principais sinais e sintomas são: manchas roxas pelo corpo de aparecimento espontâneo, sangramentos vultosos e inexplicados, linfonodos aumentados de tamanho e que persistem por mais de seis a oito semanas, dor óssea intensa e localizada, dor de cabeça frequente e associada a vômitos, alteração da fala e do caminhar, aumento do volume abdominal, reflexo branco do olho, entre outros”.

Dentre os diversos pacientes assistidos pela Unidade de assistência de alta complexidade em oncologiado HGPestá a filha de Cleidiane Tavares, moradora de Palmas. “Ela teve diagnóstico em novembro de 2023 e no primeiro momento eu fiquei aflita, insegura e a partir do momento que cheguei no HGP, conheci a equipe e eu fui bem acolhida. Os profissionais de saúde da oncologia, foram bênçãos em nossas vidas! Eu só tenho  gratidão a Deus e a esta equipe maravilhosa. Temos que estar sempre alerta aos nossos filhos. Eu percebi algo diferente e já procurei imediatamente o médico”, declarou.

O acesso

De acordo com a supervisora do Ambulatório de Especialidades do HGP, Flaviany Vieira de Araújo, “para ter acesso ao serviço, os usuários são encaminhados pelas secretarias de saúde dos seus municípios de origem ao HGP, por meio da regulação estadual, que organiza o fluxo de atendimento na Assistência de Alta complexidade em Oncologia da unidade hospitalar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo