Faltando 50 dias para a Agrotins 2024, Governo do Tocantins prepara a maior feira agrotecnológica da região norte do país
Neste domingo 23 de março, faltando 50 dias para a realização da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2024), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e parceiros, executam os trabalhos de organização da maior feira agrotecnológica da região norte do País. A feira ocorre de 14 a 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, saída para Porto Nacional.
Tema
A Agrotins 2024 traz o tema central “Bioeconomia” como novas perspectivas para a produção agrotecnológica sustentável no campo. O tema propõe uma discussão atual que visa fortalecer as cadeias produtivas que utilizam os recursos naturais de forma sustentável e consciente, promovendo articulação de parcerias entre o poder público e o setor empresarial, para executar ações capazes de ampliar a participação dos produtores de pequeno, médio e grande porte, agricultores, agricultores familiares, comunidades tradicionais e seus empreendimentos nos arranjos produtivos e econômicos que envolvam o conceito da bioeconomia.
Exposição
Na Agrotins deste ano participam cerca de 950 expositores do segmento agropecuário. A feira é composta por unidades demonstrativas de campo, área para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditórios, exposições de máquinas e implementos, comercialização de veículos leves e pesados, comercialização de produtos regionais e comercialização de animais. A Agrotins tem como objetivo promover o desenvolvimento do setor agropecuário, destacando as potencialidades do agronegócio, assim como apoiar e divulgar as ações de pesquisa, adaptação, validação, divulgação e transferência de tecnologias ao setor produtivo.
Inovações
Nesta 24ª edição da feira os participantes contarão com novidades na infraestrutura geral. Além da ampliação da área da feira com 500 mil metros quadrados de espaço, sendo mais de 200 mil apenas para exposição, proporcionando maior participação de comércios e empresas. Outra novidade é a expansão do espaço destinado às vitrines tecnológicas de sementes de grãos.
Agricultura familiar
Este ano no Pavilhão da Agricultura Familiar, a exposição dos agroextrativistas e agricultores familiares contará com 40 estandes, cada um com dois expositores, somando um total de 80 participantes de todo Estado. Na feira participam também expositores de associações, cooperativas, comunidades tradicionais, indígenas e comunidades rurais de todo Estado.
A exposição dos agricultores é composta por variados tipos de produtos, in natura e processados do cerrado tocantinense tais como: biojoias, compostas de diversos frutos naturais, licores e doces de buriti, caju, buriti, murici, mangaba, bolos, geléias, produtos do pequi, além do artesanato de capim dourado e coco babaçu.
Pavimentação
No parque está sendo construído 118,5 mil m², incluindo duas avenidas, seis ruas, oito travessias e um pátio na beira do lago. A pavimentação extra contemplará ainda mais de 28 mil m².
O investimento de R$ 23.057.019,45 é oriundo do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Tocantins (Pics) e vai contemplar a pavimentação do parque em bloquetes, reestruturação do calçamento, criação de novos espaços, iluminação, estacionamento, banheiros, entre outros.
O coordenador, Fernando Garcia, explica que tudo está sendo preparado para que o evento contemple todos os seguimentos da agricultura. “A feira está praticamente com todos os espaços reservados com ampliação em mais de 30% em número de expositores. Também teremos diversas novidades como a nova rede de água, pavimentação do Parque com piso intertravado, tudo para fornecer conforto melhor para expositor, visitantes, produtores e agricultores familiares e toda sociedade em geral”, detalhou o coordenador.
Realização
A Agrotinsé uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.