EDUCAÇÃO

Projeto de Colinas ‘Superando barreiras através do esporte’ vence Prêmio Escola que Transforma na modalidade Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

A superação dos limites, tão evidente no esporte, tornou-se ainda mais impactante na vida dos estudantes com deficiência da Escola Especial Gotas de Esperança (Apae), de Colinas do Tocantins.  Com o projeto ‘Superando barreiras através do esporte’, a unidade escolar venceu o Prêmio Escola que Transforma na modalidade Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e vai receber R$ 30 mil em recursos destinados pelo Governo do Tocantins. Ao todo, o Estado destinou R$ 2 milhões para a iniciativa, que busca reconhecer e valorizar as práticas de sucesso na educação pública tocantinense.

O projeto inscrito pela coordenadora Jailda Nunes Venceslau Lacerda é desenvolvido nas aulas de educação física e os treinamentos são realizados pelo educador físico, Juscelino Ferreira da Silva Júnior, o popular Juninho. “Esse projeto surgiu tendo em vista melhorar o desenvolvimento e a inclusão dos nossos alunos. Com o trabalho executado, os estudantes conseguiram compreender a importância do esporte para a saúde e qualidade de vida e percebemos o quanto estão motivados, mais competitivos, acreditando em seu potencial e sabendo que são capazes de vencer seus próprios limites”, contou. 

Como resultado, os atletas da Apae de Colinas já contabilizam vitórias em diversas competições como nos Jogos Escolares Paradesportivos do Tocantins (Parajets), Jogos da Criança, Olimpíadas Apaeanas e ainda nas Paralimpíadas Escolares Nacionais e Olimpíadas Nacionais das Apaes. 

“Elaboramos um cronograma de atividades semanais, com aulas e treinamentos na sede da Apae, no Ginásio Poliesportivo de Colinas e ainda na pista de atletismo do clube recreativo da cidade. Além das medalhas, a prática esportiva trouxe muitos outros benefícios no desenvolvimento físico e socioemocional dos nossos estudantes”, elencou a coordenadora Jailda. 

“Quando a pessoa com deficiência ingressa nos esportes, ela consegue redescobrir a vida em diversos aspectos. Fico feliz em poder contribuir para o desenvolvimento dos nossos alunos que estão superando barreiras por meio do esporte”, completou o professor responsável pelo treinamento dos estudantes. 

Juninho relatou a emoção ao saber do resultado da premiação. “Foi muito gratificante receber essa notícia, que o esporte está transformando a vida dos nossos alunos, e isso está sendo reconhecido pelo Governo do Estado. Estamos muito contentes com essa valorização e reconhecimento das boas práticas desenvolvidas na nossa unidade escolar”, contou satisfeito.

Dentre os estudantes atendidos pelo projeto está Ana Vitória da Silva Venâncio. “Estou muito feliz por receber esse prêmio que me estimula a continuar no esporte. Depois que comecei a praticar o atletismo tive a oportunidade de conhecer vários lugares, como Manaus e Brasília. Muita gente pode pensar que a pessoa com deficiência é incapaz, mas sei que sou capaz de tudo o que desejar e me esforçar. Agradeço todo o apoio da Apae e vou continuar dando o meu melhor para o esporte”, disse empolgada.

Ilza Almeida é mãe do paratleta Welington Almeida, que tem síndrome de down e já venceu inúmeras competições. Segundo ela, o projeto ‘Superando barreiras através do esporte’ tem trazido inúmeros benefícios para o filho. “Fui muito importante para ele começar a competir. Antes ele era mais tímido e agora desenvolveu muito. Até a saúde dele melhorou. Para mim é uma alegria ver meu filho vencer o preconceito. Ele é realmente especial e fico orgulhosa em ver ele tendo tantas vitórias e sabendo que é capaz de muito mais”, revelou emocionada.

Com o recurso da premiação, a gestão da escola planeja ampliar e aprimorar os projetos desenvolvidos na unidade de ensino. “Nosso sentimento é de felicidade e muita gratidão. O prêmio veio para valorizar o professor, o aluno, e esse reconhecimento tem reflexo no sucesso do nosso trabalho, que tem esse olhar diferenciado. Esse dinheiro será utilizado para fortalecer as nossas ações, que têm sido cada vez mais produtivas, graças à parceria entre a escola e as famílias”, pontuou Eliszane de Fátima Paraense da Costa Henriques, diretora da unidade de ensino há oito anos.

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