EDUCAÇÃO

Governo do Tocantins autoriza construção da primeira escola de tempo integral de Lagoa da Confusão

A comunidade de Lagoa da Confusão recebeu, na manhã desta segunda-feira, 20, o governador Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, para o evento em que foi autorizada a construção da primeira escola de tempo integral naquele município.

Entre os objetivos da nova unidade escolar está o controle da evasão estudantil e o atendimento adequado às responsabilidades educacionais, além de suprir o déficit de vagas existente na cidade, visto que a população de Lagoa da Confusão é de 15.288 habitantes, conforme o Censo de 2022 do IBGE, representando um aumento de 49,74% em relação ao Censo de 2010.

Inicialmente, a instituição tem como objetivo atender 1.500 estudantes distribuídos em dois períodos diurnos, com possibilidade de expansão para o período noturno. Sua capacidade total é de 18 salas de aula, cada uma com espaço para 42 alunos, totalizando 756 estudantes em regime de tempo integral, e podendo receber até 1.500 em dois períodos diurnos, podendo incluir o período noturno.

O governador Wanderlei Barbosa destacou como o trabalho deve ser realizado. “Somos servidores, e pretendemos fazer o melhor para as pessoas. O município de Lagoa da Confusão tem uma vocação voltada para a questão do agronegócio. Vimos que esse município cresceu muito, tanto no ramo do agro como no turismo, e de forma sistêmica há crescimento em todo o Estado do Tocantins. Portanto, precisamos construir de imediato essa escola, para dar condições aos nossos estudantes. E para isso, contamos com a parceria do prefeito Dr Thiago Lagoense, que nos cedeu o espaço para essa construção. Vamos descentralizar as palestras de formação, farei de tudo para que possamos melhorar a vida dos nossos professores”, pontuou o Governador.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, comentou sobre a evolução de Lagoa da Confusão e do apoio que a educação merece. “Este é um dos municípios que mais crescem no Tocantins, e por isso precisa de mais planejamento, visto que há mais de 100 estudantes deste local que vão estudar em outro município, que é Cristalândia. Agora, nós temos o projeto padrão de escolas em tempo integral, é essa escola que será construída neste município, todos os espaços dessa escola se comunicam pedagogicamente para atender nossos estudantes, com uma missão de colocá-los em tempo integral com qualidade”, pontuou o secretário Fábio.

A ação agradou a comunidade, exemplo da professora aposentada Raimunda Gomes de Oliveira Alencar, que ressaltou que a população já esperava esse momento há muito tempo. “É o que a população lagoense está esperando, esse grande salto para a educação de Lagoa da Confusão. Uma escola em que os pais e responsáveis poderão colocar seus filhos e confiarem que eles estarão amparados. Enquanto comunidade deste município, estamos muito agradecidos com essa ação realizada pelo prefeito e pelo governador”, destacou a professora Raimunda.

O professor José Hani Karajá, da Escola Estadual Kumanã, da Aldeia Fontoura, na Ilha do Bananal, no município de Lagoa da Confusão, destacou a importância da unidade escolar para a região. “É muito importante essa escola, principalmente para as mães e pais que precisam de alguém para cuidar dos filhos em casa. Com uma escola em tempo integral, as crianças terão mais segurança, pois vão ficar na escola enquanto os pais vão trabalhar”, destacou José Karajá.

A secretária municipal de Educação de Lagoa da Confusão, Maria do Socorro Gonçalves da Cruz, comentou positivamente. “É muito importante para nosso município, pois temos muitas salas de aula lotadas, e essa escola vai nos ajudar melhor aos nossos estudantes. Buscamos, dessa forma atender com qualidade, por meio de parcerias Município e Estado”, conclui a secretária.

O prefeito de Lagoa da Confusão, Dr. Thiago Lagoense, comentou sobre o dia. “Hoje é um dia especial. Essa escola que será construída é uma escola em que sonhei em estudar nela. E esse sonho será concretizado com os próximos estudantes que irão pertencer a essa unidade escolar. Uma estrutura muito boa, que vai acolher tanto estudantes como professores. Agradeço a todos que ajudaram na aprovação do orçamento para a construção dessa obra, pois juntos podemos transformar a realidade de nosso povo”, concluiu o prefeito Dr. Thiago.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo