Comunidade comemora entrega do auditório do Colégio Militar Duque de Caxias em Taquaruçu
Os estudantes e servidores do Colégio Militar do Estado do Tocantins (CMTO) Duque de Caxias, de Taquaruçu, foram agraciados nesta sexta-feira, 17, com o novo auditório da unidade. Com capacidade de 200 lugares, a comunidade escolar agora terá um espaço para eventos como formaturas, palestras, entre outras atividades escolares.
O novo auditório recebe o nome de Creuza Felicio da Silva Santos, em homenagem a uma das primeiras professoras do Colégio, que atuou por 35 anos na unidade e foi diretora por três vezes.
Além da entrega do auditório, o colégio passando por uma reforma geral que compreende banheiros, cozinha, casa de gás, caixa d’água, pátio descoberto, rampa, pintura geral, projeto de segurança contra incêndios em edifícios e fachada.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, celebra o novo marco para o distrito de Taquaruçu. “Tenho muito orgulho por ter estudado e lecionado nessa escola. Fico muito feliz em entregar esse auditório para a comunidade de Taquaruçu, que merece muito. Estamos melhorando a estrutura das escolas estaduais do Tocantins para que os nossos estudantes tenham melhores oportunidades na vida. O nosso governo tem compromisso com a educação tocantinense”, pontuou.
O secretário da Educação, Fábio Vaz, reforça a importância da obra para toda a comunidade. “Esse auditório que foi tão sonhado e tão aguardado, não apenas pela comunidade escolar, mas também pela comunidade de Taquaruçu. Nós sabemos quanto vai ser enriquecedor para contemplar a arte de uma forma geral”.
Segundo o diretor do Colégio Militar Duque de Caxias, Major Luciano Gomes, a construção do auditório é uma conquista não só para a unidade, mas para toda a comunidade do Taquaruçu. “É um benefício que a escola está recebendo e vai ser utilizado tanto na parte disciplinar como na parte pedagógica. Vai melhorar muito as nossas atividades com os alunos e o nosso relacionamento com a comunidade escolar”, completou.
A filha de Creuza Felicio, Elizângela Felicio dos Santos Sales, compartilha o orgulho de receber essa homenagem para sua mãe. “Minha mãe fez parte dessa comunidade durante toda a sua vida, foram mais de 30 anos de dedicação e compromisso com essa unidade escolar. É uma representação, um reconhecimento de uma mulher que dedicou a sua vida inteira à educação e que fez desse espaço e dessa comunidade o seu lugar de fala, de vida, de comunicação e de cuidado com toda a população. Temos muito orgulho desse espaço e muita gratidão por esse reconhecimento também”, disse.
Para Antonio Moisés Melo Alves, que mora em frente à escola há mais de 30 anos, esse é um momento de muita alegria. “Ver o governador investindo na nossa cidade, no nosso local de moradia, e ver a construção da escola é muito gratificante e agora temos esse auditório, que já era o sonho da escola há muito tempo. As minhas filhas estudaram nessa escola e hoje ver tudo isso em frente a minha casa, essa realidade, para nós é uma alegria muito grande”.
Moradora de Taquaruçu e estudante egressa do CMTO Duque de Caxias, Elenice Pereira de Souza conta que é muito satisfatório ver a escola crescer. “Fico muito feliz porque os estudantes e toda a comunidade de Taquaruçu será beneficiada com o auditório. É muito bom ter um espaço para arte e eventos no distrito. Como já fui aluna daqui, fico satisfeita por ver essa evolução da escola”, pontuou.
Escola Estadual do Campo de Buritirana
Durante a tarde, o secretário de Estado da Educação (Seduc), Fábio Vaz, aproveitou também para visitar as obras da Escola Estadual do Campo de Buritirana. A unidade, que teve como investimento R$ 6.734.635,79, conta com seis salas de aula, bloco de refeição padrão, quadra poliesportiva coberta, sistema de combate a incêndio, pânico e urbanização. A inauguração e início das aulas estão previstos para o dia 17 de fevereiro.
Em Buritirana, o titular da Seduc, Fábio Vaz, revela que esse é um momento muito especial para a educação tocantinense. “Estamos hoje visitando essa escola e estamos vendo como a obra está bonita e preparada. É uma escola que vai proporcionar em todos os seus ambientes um espaço de aprendizagem. Essa é uma escola técnica-agrícola, e eu acredito muito que nós desenvolveremos grandes projetos aqui”.
Para a professora Alderina Alves de Carvalho a nova unidade escolar em Buritirana é muito aguardada. “É muito gratificante saber que a minha filha já vai estudar aqui nessa nova escola, e não vai precisar se deslocar para outro município, como os alunos daqui costumavam fazer. Eu estou muito feliz, pois teremos também um curso técnico para nossos estudantes”.
O professor José Patrocínio de Souza afirma que para a comunidade de Buritirana a escola tem uma importância muito grande. “O governador Wanderlei Barbosa está dando essa oportunidade para toda a nossa comunidade, nossos jovens vão poder estudar, adquirir conhecimentos e ter um futuro”.
Matrículas abertas
As matrículas para a nova unidade escolar de Buritirana estão abertas e seguem até a próxima sexta-feira, 24. A solicitação de matrícula pode ser realizada pelo estudante ou responsável de forma presencial, na unidade escolar, através do portal de matrículas ou pelo call center (0800-063-5050), das 8h às 18h.
Serão ofertadas as modalidades Ensino Fundamental anos finais (8º e 9° ano) e 1ª série do Ensino Médio, além do curso Técnico em Agronegócio Integrado ao Ensino Médio.