Uncategorized

Em Lagoa do Tocantins, Governo do Estado fortalece a agricultura familiar com a realização da 28ª Feira da Colheita

A praça central do município de Lagoa do Tocantins foi palco da 28ª edição da Feira da Colheita, ação promovida pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). O evento reuniu produtores rurais de diversas cadeias produtivas para exposições, capacitações e comercialização de produtos da agricultura familiar. 

Com uma programação diversificada, a Feira da Colheita destacou-se pela oferta de vitrines tecnológicas, como aquaponia, hidroponia e bagfish; além de palestras e oficinas práticas que abordaram temas importantes para a sustentabilidade e a eficiência das atividades rurais.

“A Feira da Colheita é uma oportunidade ímpar de levar tecnologia, capacitação e novos conhecimentos aos agricultores familiares”, ressaltou o presidente do Ruraltins, Flávio Terence.

Capacitações 

Entre os destaques das capacitações, estiveram a palestra Suplementação de Bovinos, Suínos e Aves, ministrada pela zootecnista da Phostins Nutrição Animal, Suzelma Viana, que abordou a importância de uma suplementação adequada para o bem-estar e o desenvolvimento dos animais.

Já a palestra sobre Boas Práticas e Manipulação de Alimentos foi apresentada pela extensionista rural do Ruraltins, Fernanda Pereira Soares, que mostrou os cuidados essenciais para garantir a qualidade e a segurança dos alimentos, desde a produção até o consumo.

oficina prática Fabricação de Temperos, que também foi conduzida pela extensionista rural Fernanda Pereira Soares, mostrou aos participantes técnicas simples e acessíveis para produzir temperos caseiros, agregando valor à produção agrícola e possibilitando novas oportunidades de geração de renda.

Tecnologia e inovação para o campo

Além das palestras, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre tecnologias como o bagfish, um sistema inovador de produção de peixes, apresentado pelo engenheiro de pesca do Ruraltins, Diego Barrios. “A piscicultura é uma atividade de grande potencial no Tocantins. Com o sistema bagfish, os pequenos produtores podem diversificar suas atividades de forma acessível, com baixo custo e menor demanda de espaço e mão de obra”, enfatizou. 

A gestora de equinocultura do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Karla Patrícia de Araújo Santos, salientou a importância do casqueamento para a saúde dos equinos. “Os cascos saudáveis garantem o bem-estar do animal, prevenindo doenças e melhorando seu desempenho. Além disso, é uma prática simples, mas essencial para a qualidade de vida dos equinos”, pontuou a gestora, que também realizou uma demonstração prática durante o evento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo