Governo do Tocantins e ArticulaFito realizam encontro das cadeias de valor da sociobiodiversidade e agroextrativismo
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e o projeto ArticulaFito – Cadeias de Valor em Plantas Medicinais, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), realiza encontro da sociobiodiversidade e agroextrativistas no Estado.
O evento ocorre em dois momentos com início da programação nesta sexta-feira, 27, com encontro das mulheres agroextrativistas e, no sábado, 28, com a reunião das cadeias de valores da sociobiodiversidade, no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Graciosa, em Palmas.
O encontro no Tocantins será um momento de diálogo e articulação das mulheres agroextrativistas que trabalham com o óleo de macaúba, sementes de sucupira, açafrão, babosa e outros produtos da sociobiodiversidade, com parceiros e apoiadores locais, visando formalizar os grupos de ação que vêm sendo desenvolvidos no âmbito do projeto ArticulaFito.
De acordo com a engenheira agrônoma da Seagro, Francisca Marta Barbosa, desde 2016, foram mapeadas 33 cadeias de valor nos biomas cerrado, caatinga, Mata Atlântica e Amazônica. “No Tocantins, as cadeias de valor das plantas medicinais reúnem agroextrativistas da Associação das Mulheres Agroextrativistas da APA Cantão (AMA Cantão), da Associação de Mulheres Unidas do Tocantins e famílias de assentamentos locais”, ressaltou.
Francisca Marta lembra ainda que “em sua quarta fase, iniciada em 2024, o projeto ArticulaFito visa estruturar cadeias de valor de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e da sociobiodiversidade para o acesso a mercados, articulando a bioeconomia ao desenvolvimento territorial sustentável para o enfrentamento dos condicionantes sociobioambientais da saúde de agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais”.
No encontro serão debatidos assuntos sobre: reconhecimento da cadeia de valor da pílula artesanal de babosa; mapeamento da cadeia do jatobá, produto da sociobiodiversidade em grande expansão local e potencial para entrada em programas de abastecimento e compras públicas; oficinas para capacitação em Economia Solidária, certificação, precificação, comercialização e implantação de viveiros de plantas medicinais.
Programação
27/09 – Sexta-feira
Encontro com as mulheres agroextrativismo do Tocantins
14h – Recepção e boas-vindas
14h30 às 15h – Apresentação do Projeto ArticulaFito IV
15h às 15h15 – Café com prosa
15h15 às 18h – Apresentação dos mapas, limites/oportunidades e plano de ação das cadeias de valor priorizadas
28/09 – Sábado
8h às 8h30 – Recepção de boas vindas
8h30 às 9h30 – Trabalho em grupo para revisão do plano de ação
9h30 às 9h45 – Café com prosa
9h45 às 12h – Continuação dos trabalhos em grupo
12h às 14h – Almoço
14h às 16h – Apresentação dos planos de ação revisados
16h às 16h15 – Café com prosa
16h15 às 17h – Encaminhamento e encerramento
Edição: Hérica Rocha