Foto Vida: Projeto de fotografia busca o resgate da autoestima e aceitação de mulheres em tratamento oncológico
Resgatar a autoestima e promover a aceitação das mudanças corporais nas mulheres que estão em tratamento oncológico através da fotografia. Esta é a proposta do projeto “Foto Vida”, idealizado pela fotógrafa Ludmila Matos. O projeto chega a sua 2ª Edição, com o tema “A Arte de Viver”, e visa apresentar de forma artística, através das fotografias, mulheres corajosas que enfrentam a batalha contra o câncer e que desejam celebrar suas vidas e suas histórias.
A ideia surgiu da própria trajetória da idealizadora do projeto, a partir de sua experiência pessoal de superação do câncer de mama e de trabalho com a fotografia. “Propomos levar uma mensagem de que a vida é uma arte e que, mesmo nos momentos difíceis, podemos expressar nossas emoções, sentimentos e sensações”, relata a artista.
Ainda de acordo com a proponente, o projeto Foto Vida é uma iniciativa que utiliza a fotografia como ferramenta de empoderamento e expressão, destacando a beleza e a força das mulheres em tratamento oncológico. “O ensaio fotográfico coletivo visa captar momentos de superação e celebração, ressaltando a individualidade e a coragem de cada participante. O nosso objetivo é de estimular a participação e o protagonismo dessas mulheres, não apenas em sua produção, mas também nas diversas contrapartidas que o projeto oferece”, declara Ludmila.
Ações
O projeto inclui três ações, sendo um catálogo virtual com as fotografias do ensaio, permitindo que as imagens e histórias das participantes alcancem um público amplo, inspirando outras mulheres que passam pela mesma situação; uma roda de conversa com espaço de diálogo e troca de experiências onde as mulheres poderão compartilhar suas vivências, fortalecendo o apoio mútuo e criando uma rede de solidariedade; e uma exposição fotográfica coletiva aberta ao público, destacando a arte e a coragem das participantes.
O ensaio será realizado no mês de agosto e a exposição está prevista para o mês de outubro. Além disso, haverá doação do acervo da exposição “A Arte de Viver” para o Hospital do Amor, para que ele possa utilizá-lo no ambiente como fonte de inspiração para outras mulheres que ali busquem a cura, ou utilizá-lo de forma itinerante em campanhas do Outubro Rosa em suas diferentes unidades. A produção das modelos será inspirada nas obras da fotógrafa Mono Giraud e contará com fotografias artísticas utilizando na composição diversas tipologias do artesanato do Tocantins, como babaçu, capim dourado e cerâmica, dentre outros.
Trajetória
A primeira edição contou com o apoio de voluntários e realizou ações em Palmas-TO, Anápolis-GO e Goiânia-GO, resultando na exposição “Metamorfose”, que se tornou um projeto interestadual, com cobertura espontânea em jornais, TV e sites. Os resultados podem ser conferidos no @projetofotovida.
Proponente
Nascida em Conceição do Araguaia – PA, Ludmilla Matos chegou em Palmas-TO em 1993. Casada e mãe de uma filha, é artista visual há 5 anos, e se dedica exclusivamente à fotografia, onde iniciou uma nova carreira após 19 anos atuando na área de gestão pública e privada e há 3 anos como docente de nível superior. Após enfrentar o tratamento oncológico em 2018, recebeu uma câmera fotográfica como presente e, a partir daí, se apaixonou pela arte de fotografar. “A fotografia ressignificou a minha vida, no meu processo criativo reflito sobre o quanto é importante vivermos plenamente cada momento que nos é dado por Deus”, finalizou Ludmilla Matos.
Projeto
O projeto “Foto Vida – A Arte de Viver” da proponente Ludimila Matos, foi contemplado no edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins. Com apoio institucional do Senac e Hospital do Amor.