CIDADES

No Parque Estadual do Cantão, Naturatins inicia ação de monitoramento de atividades recreativas às margens dos rios Coco e Araguaia

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Supervisão do Parque Estadual do Cantão (PEC), iniciou nesta quinta-feira, 11, ação de cadastramento de acampamentos às margens dos rios Coco e Araguaia, no município de Caseara. Esta iniciativa visa monitorar e regular a ocupação temporária das áreas ribeirinhas, garantindo a preservação ambiental e a segurança dos visitantes.

Conforme o supervisor da Unidade de Conservação, Adailton Glória, o cadastramento busca obter informações detalhadas sobre os acampados: sua origem, as estruturas que utilizam e o período de permanência. “Cadastramos o responsável pelo acampamento para termos um controle e um monitoramento eficazes. Este ano, o diferencial é a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Caseara, que disponibiliza uma equipe composta por médico e enfermeira. Eles estão fornecendo kits contendo cloro, preservativos e protetor solar”, detalhou o gestor.

Para Adailton Glória, a integração com a Secretaria Municipal de Saúde de Caseara representa um avanço significativo para a ação, visto que a presença de profissionais de saúde garante que os acampados recebam orientação médica e itens essenciais para a proteção contra doenças e exposição solar. A parceria entre as instituições visa à preservação ambiental, e, ainda, à promoção da saúde pública entre os visitantes.

As ações de cadastramento e monitoramento continuam até o final deste mês para assegurar que as atividades recreativas às margens dos rios Coco e Araguaia ocorram de forma sustentável e em harmonia com o meio ambiente. A coleta de dados sobre os acampados oportuniza ainda uma melhor gestão da UC, identificação de possíveis impactos e adoção de medidas preventivas. Além do cadastramento, a iniciativa inclui ações de conscientização ambiental. Os visitantes são informados sobre a importância da preservação das margens dos rios e do descarte adequado de resíduos. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo