Governo do Tocantins destaca crescimento e desafios na produção de milho segunda safra
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), divulga os avanços e desafios enfrentados na produção de milho segunda safra em 2024. A área plantada de grãos no estado tem perspectivas de crescimento acima da média nacional, com previsão de alcançar 2,17 milhões de hectares, representando um aumento de 8,6% em relação à safra anterior.
O engenheiro agrônomo da Seagro, Thadeu Teixeira Júnior, destaca que apesar do crescimento na área plantada, a safra 2023/2024 deve apresentar uma produção menor em comparação aos anos anteriores, interrompendo um ciclo de crescimento constante. “Essa diminuição, combinada com os preços atuais das commodities, deve impactar negativamente a balança comercial do estado, que depende fortemente das exportações de soja, carne bovina e milho. Esses produtos estão sendo negociados a preços inferiores aos do ano anterior”, explica o engenheiro agrônomo, Thadeu Teixeira Júnior.
Safra 2023/2024
De acordo com o 9º levantamento da safra 2023/2024 realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área total plantada com milho foi superior a 395 mil hectares. No entanto, a área dedicada à segunda safra apresentou uma redução de 10%, totalizando mais de 335 mil hectares. A produção estimada pela Conab indica uma redução menor em proporção, com uma queda de 1,8%.
Produtores, entidades do setor agropecuário e cooperativas relatam que mais de 75% da área de milho já foi colhida no estado. “Agora, os produtores tocantinenses aguardam uma valorização do grão para aumentar os volumes comercializados tanto no mercado interno quanto no externo”, ressalta o engenheiro agrônomo.
Safra 2024/2025
Para a safra 2024/2025, há uma expectativa de retomada no crescimento da área plantada com milho. A transição de um período de El Niño para La Niña deve trazer maiores volumes de chuva e regularidade climática, beneficiando a produção agrícola no Tocantins. “A classe produtora do estado está otimista com as previsões e espera que as condições climáticas mais favoráveis contribuam para uma safra bem-sucedida”, finaliza o engenheiro da Seagro.
Colaboração: Thadeu Teixeira Júnior – Engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT (2004), Especialização pela Fundação Universidade do Tocantins UNITNIS (2008), mestrado em Produção Vegetal com Enfase em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal do Tocantins UFT (2011).