SES-TO realiza 16ª edição do Sorrindo com o SUS
Com intuito de disponibilizar atendimento bucal nos municípios do Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) realizou na sexta-feira, 28, a 16ª Edição do Sorrindo com o Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram da webconferência, gestores municipais, assistentes e técnicos em saúde bucal, dentistas e demais profissionais da saúde. O evento foi coordenado pela Superintendência de Política e Atenção à Saúde (SPAS), através da Diretoria de Atenção Primária (DAP), Gerência de Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários (GAECP) e Área Técnica de Saúde Bucal.
O responsável pela Área Técnica de Saúde Bucal da SES-TO, Luiz Fernando Varrone, relatou que, “o objetivo do sorrindo com o SUS, é a discussão da oferta de atendimento odontológico na rede de atenção primária, buscando criar a cobertura de saúde bucal em diversos municípios do Estado, tendo como objetivo principal a troca de experiências profissionais que atuam na prática, buscando melhoria no atendimento à saúde bucal através de informação”.
A coordenadora da Saúde Bucal da Atenção Primária e dentista da (SEMUS/Palmas), Christine Mourão Araújo, afirmou que “foi muito importante para os municípios, as orientações sobre o Serviço de Especialidades em Saúde Bucal, porque ele visa ampliar e qualificar o atendimento especializado de saúde bucal à população tocantinense, garantindo a oferta de cuidado integral segundo os princípios do SUS, e fortalece também a Rede de Atenção à Saúde Bucal”.
Serviço de Especialidades em Saúde Bucal
Na ocasião, foi discutida a nova modalidade do Serviço de Especialidades em Saúde Bucal (SESB), implantado na Portaria GM/MS nº 751, de 15 de junho de 2023, destinado a municípios com até (20.000) habitantes, com cobertura de saúde bucal acima de 75%, e que não apresentam Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) habilitados.
O assessor técnico da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS), Gustavo Ribeiro, participou presencialmente da reunião, e orientou os participantes sobre o Serviço de Especialidades em Saúde Bucal. “O serviço de especialidades em saúde bucal reforça o compromisso de garantir o acesso a atendimento odontológico em regiões desassistidas. Tem como objetivo a expansão da oferta de serviços especializados odontológicos, e abrangência dos cuidados em odontologia em cidades que necessitam de Centros de Especialidades Odontológicas, e possuem dificuldades para atrair profissionais especialistas. O nosso intuito é fazer com que mais pessoas possam ter acesso aos atendimentos odontológicos pelo SUS”.
Até o momento, (10) municípios do Tocantins estão credenciados no Serviço de Especialidades em Saúde Bucal; Alvorada, Angico, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Riachinho, Rio da Conceição, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Silvanópolis e Sítio Novo do Tocantins.