CIDADES

Contemplado pelo Governo do Tocantins, projeto leva cinema itinerante para Araguaína neste sábado, 29

Luz, câmera e ação! Cinema itinerante levará exibição gratuita de filmes para moradores de assentamentos, bairros periféricos e povoados na zona rural de Araguaína neste sábado, 29. Realizado pelo Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca), o projeto Cinemóvel Araguaína é um dos contemplados no edital Audiovisual Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e recebeu um recurso de R$ 73 mil proveniente da Lei Paulo Gustavo (LPG). A ação segue até o dia 5 de julho e exibirá filmes como O Menino e o Mundo, animação brasileira escrita e dirigida por Alê Abreu.

A iniciativa contempla os moradores dos bairros Setor Água Amarela, Bairro de Fátima, Setor Caravela, Setor Presidente Lula, Vila Jardim e Setor Pontes, com o objetivo de oferecer um espaço de convivência gratuito, com pipoca, refrigerante e pula-pula. O projeto busca fomentar a inclusão e a valorização das produções audiovisuais brasileiras a todos os públicos. Para isso, os locais em que a iniciativa será realizada serão acessíveis para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, além de contar com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para tradução simultânea e legendas autodescritivas.

“O Cinemóvel abrange moradores de assentamentos, bairros periféricos e povoados na zona rural, independentemente da idade, gênero ou origem étnica. Priorizamos a inclusão de pessoas com deficiência, garantindo acessibilidade física, comunicacional e atitudinal para permitir participação plena nas sessões”, afirma o coordenador geral do projeto, George Henrique Silva.

Sobre o proponente

Criado em 2014 em Araguaína, o Instituto Social Cultural Araguaia (Isca) promove o desenvolvimento sociocultural da cidade, através da educação, arte e cultura. O Isca desenvolve trabalhos educacionais voltados às crianças, jovens e adultos, com projetos que possibilitam condições de empoderamento cidadão às famílias e comunidades em situações de vulnerabilidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo