SAÚDE

SES-TO realiza assessoria técnica às unidades de saúde do município de Araguaína

Para reduzir a incidência das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), e promover a segurança dos pacientes e a qualidade nos serviços de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou entre os dias 10 a 14 de junho, a assessoria e visita técnica aos estabelecimentos de saúde do município de Araguaína.

A Coordenação Estadual de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (CECIRAS) e a Coordenação do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESP) da SES-TO, estiveram no Hospital Regional de Araguaína, Instituto de Doenças Renais, Renal Center e Hospital de Doenças Tropicais. E em conjunto com a vigilância sanitária municipal, as unidades de saúde do Instituto SINAI, Hospital Dom Orione e o Hospital Municipal Dr. Eduardo Medrado. 

“A visita da área técnica estadual em conjunto com a área técnica municipal é de suma importância, para reduzir em âmbito dos serviços de saúde, a incidência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e de Resistência Microbiana (RM), garantindo também a promoção da prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, promovendo a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente”, comentou a coordenadora da CECIRAS/TO, Eni Aparecida de Faria.

A enfermeira da Gerência de Inspeção e Monitoramento em Serviços de Saúde GIMSS/SES-TO, Thaysllanne Pereira Pinto, destacou que, “estamos trabalhando em prol da segurança do paciente e na melhoria dos serviços de saúde do Tocantins. É necessário entender a gravidade das IRAS e tornar as práticas para controle da infecção nos serviços de saúde mais rígidas e habituais, por isso a importância das nossas assessorias e visitas técnicas nesse processo, pois onde há profissionais capacitados e integrados, há melhoria dos processos de trabalho garantindo a qualidade dos serviços”, comentou. 

“Realizado assessorias e visitas técnica in loco, aos serviços prioritários de Araguaína, para acompanhar a execução das ações proposta pelo Plano Estadual de Segurança do Paciente (PESP-TO), bem como melhorar a adesão às notificações de incidentes/eventos adversos no sistema NOTIVISA e verificar o cumprimento dos objetivos e resultados-chaves (OKR) da Região Norte”, comentou a coordenadora do NESP/SES-TO, Cristina de Freitas.

 A Diretoria de Vigilância Sanitária do Município de Araguaína também participou da ação. “Nós da VISA municipal consideramos importante todas as ações que visam à segurança do paciente e redução das infecções em todas as suas dimensões. Estaremos sempre abertos a parcerias como essa”, comentou o diretor da Vigilância Sanitária de Araguaína, Claúdio Barbosa Aguiar. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo