SAÚDE

SES-TO oferta treinamento em diagnósticos para laboratórios municipais e prestadores de serviços

Com a finalidade de apoiar tecnicamente os municípios e viabilizar capacitações e treinamentos em diagnósticos laboratoriais para os profissionais dos laboratórios da Rede, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza de 10 a 14, o treinamento em diagnóstico de Malária e Chagas. A ação coordenada pelo Laboratório Central do Estado do Tocantins (LACEN-TO) contemplou profissionais de laboratórios prestadores de serviços do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), Hospital Regional de Gurupi (HRG), Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Rio Sono e laboratórios municipais de Palmas e Guaraí.

“Com a capacitação dos profissionais podemos manter uma Rede de Diagnóstico Laboratorial mais estruturada, contribuindo para eliminação da Malária no Estado do Tocantins, bem como proporcionar aos municípios a entrega dos serviços prestados em tempo hábil, em especial os diagnósticos de doenças de interesse de saúde pública para que definem condutas clínicas e de tratamento em tempo oportuno”, relatou a farmacêutica bioquímica do LACEN-TO, Sirlene Damasceno.

A profissional acrescentou que “com o treinamento, o laboratório que presta serviço estará apto a integrar o Programa de Controle de Qualidade do LACEN-TO (PCQL) com a participação gratuita do Controle Externo da Qualidade, atendendo ao requisito da norma da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) número 786 de 05 de maio de 2023, podendo assegurar qualidade e confiabilidade dos diagnósticos realizados no laboratório, assim como uma melhor percepção dos clientes em relação à imagem, cultura e o desempenho deste prestador de serviço”.

De acordo com a biomédica do laboratório municipal de Guaraí, Regina Noleto Martins, “o treinamento foi fundamental para conseguir diferenciar cada parasita e conhecer o ciclo da doença. Através do conhecimento adquirido será possível colaborar com mais eficácia para o diagnóstico do médico e consequentemente, tratar adequadamente o paciente”.

Cursos ofertados

O LACEN-TO, unidade Palmas e Araguaína, dispõe de um plano anual de capacitações, ofertando treinamentos com certificação nos diagnósticos de Tuberculose/Hanseníase, Malária/Chagas e Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA). 

Além Programa de Controle de Qualidade, o LACEN-TO oferta ainda o Programa de Controle Qualidade Laboratorial (PCQL) realizando o monitoramento do diagnóstico laboratorial dos agravos de interesse em Saúde Pública, realizados pelas unidades de saúde (públicas e privadas).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo