Projeto Criar, do escultor Emerson Filho, encerra oficina dia 17
Criar, oficina de confecção de esculturas em argila, do artesão Emerson Filhos, terá o encerramento da sua primeira etapa nesta segunda, 17, no horário das 19h30 no Atelier de Emerson Filho, que fica na Rua 3, entre avenidas Goiás e Pará, N° 1337 (fundos), centro, Gurupi-TO. Na ocasião, os 14 oficinandos receberão os certificados de participação. Realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 no Edital Artes Tocantins da Lei Paulo Gustavo no Tocantins, categoria Linguagens Artísticas – Artes Visuais, Módulo III, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins, o Projeto prevê uma exposição aberta dos trabalhos realizados em agosto desse ano, em data, local e horário ainda indefinidos, em Gurupi (TO). Mais informações podem ser obtidas via e-mail pretextooficina@gmail.com ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.
Um total de 24 pessoas se inscreveram na oficina, 20 iniciaram e 14 concluíram. Os que concluíram a oficina, por ordem alfabética: Amanda B.Sales; Anayra Ferreira; Giunária Lopes; Isabela Moura; Karolayne Soares; Marilucia Silva; Neuryson Santana; Poliana Moura; Rosa Liz Faustino; Vera Lúcia Borges; Vilma Borges; Vitor Hugo G. Santana; Yasmin Gomes e Yuri Gomes.
Segundo o artista e oficineiro, a oficina despertou talentos na área da escultura. “Foi muito gratificante perceber pessoas ditas comuns, revelando seus dons. E essa oficina comprovou que basta uma oportunidade para que as pessoas possam se encontrar, como ser humano ou como artista, seja em qual área artística for”, ressaltou Emerson Filho.
Ainda segundo ele, algumas peças produzidas durante os dois meses da oficina necessitam de alguns cuidados e queima. “Agora, vamos fazer alguns retoques em algumas peças inacabadas e depois levá-las ao forno, visando a exposição em agosto”, finalizou o artesão.
“Criar”
O projeto Criar pretende elaborar e executar esculturas com a participação ativa da comunidade, através de uma oficina aberta a jovens e adultos, utilizando argila como matéria prima, no período de dois meses, de segunda a sexta-feira, seis horas por dia, com duas turmas pela manhã e duas à tarde, sendo uma hora e trinta minutos para cada turma. Ao final, será realizada uma cerimônia pública com entrega de certificados aos alunos e uma exposição das esculturas trabalhadas na oficina.
Como medidas de acessibilidade, o Projeto contará com os serviços de um intérprete de Libras durante toda a oficina e na abertura da exposição. Além disso, o local público da mesma (a ser definido posteriormente) contará com rampa para acesso de cadeirantes, corrimões e banheiros adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. E ainda que no local da oficina terá bancada de trabalho que permita acomodação de cadeirantes na oficina.
Já como contrapartida social,uma (01) escultura produzida na oficina será doada a APAE, para que a entidade rife ou sorteie a peça e arrecade fundos para a sua causa. E uma (01) escultura será doada para o acervo da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins, e ainda uma (01) escultura também será doada para compor o acervo da Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi. O proponente realizará ainda um bate-papo sobre o processo de criação de escultura em argila em uma escola da rede pública de Ensino de Gurupi.