Gestor da SES-TO reúne-se com representantes das regiões do Cantão e Ilha do Bananal
Com objetivo de ouvir as necessidades das unidades hospitalares, para formulação de estratégias que proporcionem melhorias nos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) reuniu-se, na terça-feira, 11, com representantes dos municípios das regiões Cantão e Ilha do Bananal. Em pauta, regulação de pacientes e fluxos hospitalares.
“É muito importante ouvir os municípios, para saber quais são as demandas específicas de cada um, e assim adquirir melhorias nos serviços, ofertar atendimento oportuno e humanizado aos pacientes. Como gestores, somos responsáveis pelos nossos usuários, portanto é importante a colaboração mútua entre Estado e municípios”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
A secretária de saúde do município de Pium, da região de saúde Cantão, Neila Lopes Barros, relatou que “considero de extrema importância participar, porque é um momento que nós precisávamos. Acho que esse tipo de reunião é fundamental, com diretores de hospital, com o secretário de Estado. Sentados à mesa juntos, dialogando e buscando soluções. Foi bastante produtiva, porque cada município apresentou as suas demandas e a Secretaria de Estado da Saúde foi receptiva”.
O representante do Conselho Municipal de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Francisco Rubens Pereira silva, afirmou que “nós viemos participar dessa reunião de hoje, para auxiliar no fortalecimento e apoio aos municípios, principalmente nessa demanda da regulação dos serviços hospitalares da região Ilha do Bananal e Cantão. Nós queremos que o paciente tenha assistência hospitalar com conforto e seja atendido diretamente nos territórios, então, essa é a nossa reivindicação referente aos hospitais”.
O secretário de saúde do município de Araguaçu, da região de saúde Ilha do Bananal, Francisco Ronnivon, afirmou que “todas as reuniões entre a SES e as secretarias municipais das regionais, são visando fortalecimento do atendimento ao usuário, por isso elas são extremamente importantes, sobretudo para os municípios que ficam na ponta, que é o caso do município de Araguaçu. Quando as pessoas que participam se propõem a achar soluções, as reuniões são sempre produtivas. Eu imagino que com o perfil do nosso secretário Carlos Felinto, nós estamos caminhando para a melhoria do atendimento no todo, tanto na rede estadual quanto na rede municipal”.