AGRONEGÓCIOS

Exposição das agroextrativistas e produtos da agricultura familiar ganha destaque na Agrotins 2024

A exposição das agroextrativistas com produtos artesanais e da agricultura familiar tocantinense ganha reforço na produção, nos incentivos de comercialização a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024). A feira com o tema Bieoeconomia iniciou na última terça-feira, 14, e encerra neste sábado, 18, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha.

Expositora

A vice-presidente da Associação Mulheres Unidas do Jalapão, Raquel Pinheiro, disse que esse apoio do Governo do Estado é fundamental para o avanço da produção agroextrativista no Tocantins. “Essa participação na Agrotins contribui para a divulgação de nossos produtos e negociações posteriores, só temos a agradecer”, ressaltou.

A expositora Maria Januária, de Araguacema, integrante das agroextrativistas Ama Cantão, manifestou a sua satisfação em estar participando da feira. “A feira a cada ano, fica ainda melhor. Aqui encontramos diversas oportunidades, troca de experiências, divulgação dos produtos, e comercialização”, manifestou.

Palestra – Sociobioeconomia

Em consonância ao tema da feira, entidades nacionais e internacionais realizaram palestras voltadas para a “sociobioeconomia: caminho da sustentabilidade”, onde foram ressaltados a importância de incentivo a essa atividade para o desenvolvimento do agroextrativismo no Tocantins. Na ocasião, houve também a palestra Plantas Medicinais e Fitoterápico e Perspectivas.

A engenheira agrônoma da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), e responsável pela organização dos eventos no Paivilhão da Agricultura Familiar, Francisca Marta Barbosa, explica que a Agrotins 2024 com o tema Bieconomia trouxe um olhar importante para os agricultores familiares.  “Isso porque eles já fazem bioeconomia na prática, eles defendem e preservam o meio ambiente, estão na vanguarda de uma agricultura que não prejudica o meio ambiente, ao contrário, preservam”, declarou.

A engenheira agrônoma, Francisca Marta, disse ainda que as palestras foram no sentido da produção sustentável, e inclusive contou com participação, pela primeira vez na Agrotins, da Agência Alemã de cooperação. “Essa edição da feira ficará marcada na história, pois ela discute a necessidade de fortalecer a agricultura familiar, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, acrescentou.

Agência Alemã de Cooperação 

Na programação foi realizada uma reunião, com o diretor do Diálogo Agropolítico APD – Agência Brasil Alemanha, Alexander Rose Borges, que em sua fala destacou que a iniciativa é uma cooperação ligada diretamente ao Ministério de Desenvolvimento Agrário Agricultura Familiar (MDA), para dialogar com agricultores familiares do Tocantins, em reuniões organizadas pela Seagro. 

“Um dos focos tocados no encontro foi a segurança alimentar, não somente no Tocantins e no Brasil, mas também para o mundo. Outro foco a é questão climática, tanto no Brasil, como na Alemanha e união europeia estamos focados numa agricultura amigável ao clima. O Tocantins tem um potencial enorme em termos biodiversidade, muito rico em quantidade de insumos e plantas medicinais, alimentícias, em suas cadeias de valor. Para desenvolver a bioeconomia, temos que investir mais em pesquisa e desenvolvimento das cadeias produtivas, portanto temos um potencial sustentável  e geração de alta renda para o Estado”, complementou o diretor da Agência Alemã. 

Na reunião participaram representantes da Seagro, MDA, Articulafito, Fiocruz e Agência Alemã de Cooperação. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo