SAÚDE

SES-TO capacita equipes sobre o fluxograma do Serviço de Verificação de Óbitos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na quinta-feira, 09, uma Web reunião sobre o fluxograma do funcionamento do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). O encontro foi mediado pelo médico Arthur Alves Borges de Carvalho, coordenador Técnico do SVO e teve o objetivo de esclarecer as dúvidas e quais os casos que devem ser encaminhados ao serviço.

O evento foi direcionado aos médicos responsáveis por atestar os óbitos nos municípios e envolvidos no serviço. “Vemos que os colegas ainda têm muitas dúvidas sobre que tipo de óbito deve ser encaminhado, alguns casos poderiam ser atestados pelos próprios médicos nos municípios e ainda tem aqueles que deveriam ser encaminhados ao IML e acabam vindo para o SVO, então estamos sensibilizando  os profissionais que lidam com os óbitos em todo o Estado do Tocantins, para que eles entendam os fluxos de óbitos previstos em portaria estadual”, destacou o coordenador Técnico do SVO, Arthur Alves Borges de Carvalho.

Dificuldade essa que é relatada pela médica da Unidade Básica de Saúde (UBS), Avany Galdino do Município de Araguaína, Giovanna Vita. “Definir bem o tipo de óbito, entre causa bem definida e não definida é uma das maiores que tinha do serviço, achei muito esclarecedor o encontro e com certeza vai nos ajudar a ser mais assertivos no encaminhamento para o SVO”, afirmou a médica.

“Eu tinha muitas dúvidas quantos quais casos deveriam atender como preencher e fazer esse encaminhamento, mas hoje pude tirar as minhas dúvidas e sempre é muito boa essa troca de informações para qualificar o serviço, o Dr. Arthur tem muita experiência na área e sempre que tiver capacitações quero participar porque nos ajuda muito na execução do serviço”, ressaltou a médica da UBS de Babaçulândia, Marianne Sales.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo