EDUCAÇÃO

Educação realiza formação de multiplicadores do Alfabetiza Mais Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza nesta segunda e terça-feira, 29 e 30, por meio do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) a Formação de Formadores Regionais – Alfabetiza Mais Tocantins, em Palmas. O Evento que aconteceu na sede da Unopar, tem como objetivo preparar os formadores regionais para que possam ser multiplicadores nos municípios, para a superação dos desafios de alfabetizar crianças até o final do segundo ano do ensino fundamental, com o intuito da melhoria da Educação Básica Pública de território.

A superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Márcia Brasileiro, falou sobre como funcionará a capacitação. “Iniciamos hoje o primeiro encontro formativo para os Renalfas regionais, que são os formadores regionais do compromisso tocantinense do Alfabetiza Mais; serão dois dias onde esses formadores para gestão e professores de primeiro e segundo ano estarão imersos em uma ementa riquíssima, com o apoio de duas formadoras da nossa parceria com a Associação Bem Comum”.

“É um momento em que formadores se preparam para formar formadores municipais que chegarão até às escolas e aos professores, em consonância com a gestão do secretário Fábio Vaz, que visa uma educação de território”, completou.

A Formadora Estadual, Ana Paula Gomes do Santos, explicou a meta da Capacitação. “A nossa formação tem o objetivo de executar o nosso programa e alfabetizar 100% das crianças no território tocantinense. Então a nossa formação hoje tem por objetivo fazer uma formação com atividades para os regionais multiplicarem nas superintendências para a gente conseguir aplicar essa política de alfabetização”, disse.

A Formadora de formadores, Luciana Barbarisi, falou da expectativa e de como está satisfeita em participar. “Essa integração é de extrema importância. Me sinto lisonjeada por ter sido escolhida pelo município, pela Regional de Porto Nacional e espero, realmente, absorver tudo o que eu puder para transmitir, para formar as novas formadoras. Nós temos duas representantes de Porto Nacional, para que depois a gente possa passar para toda a nossa Regional”.

Aqui temos uma equipe maravilhosa, que também representa nosso secretário, que tem essa política de território, essa política de valorização, essa política de mãos dadas, municípios e Estado trabalhando junto e para esse trabalho funcionar, precisa de pessoas que digam sim, de pessoas que estejam comprometidas”, reforçou a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiza Brasileiro, durante a abertura do evento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo