Projeto ‘Em Cena’ dinamiza aulas de arte em unidades escolares da Região Sul de Palmas
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem apoiado projetos que promovem propostas inovadoras na educação. Neste contexto, as unidades escolares na região Sul de Palmas estão tendo ambientes com maior criatividade e dinamismo, trata-se do lançamento do projeto “Em Cena: Oficina Teatral e Distribuição de Livro”. O evento ocorreu de forma simultânea nessa segunda-feira, 8, na Escola Estadual Santa Rita de Cássia, no Jardim Aureny I, e na Escola Estadual Liberdade, no Aureny III, marcando o início de um projeto lúdico e criativo para professores e estudantes.
No dia da estreia, mais de 50 pessoas, entre professores, coordenadores pedagógicos e estudantes participaram de atividades que incluíram jogos teatrais, dinâmicas interativas. Vale destacar que houve a participação de intérprete de Libras, tornando o evento mais acessível.
O projeto “Em Cena: Oficina Teatral e Distribuição de Livro” é uma iniciativa contemplada pelo edital 019/2023 – Artes Tocantins pela Lei Paulo Gustavo (LPG), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria Estadual de Cultura (Secult), demonstrando o compromisso com o fortalecimento e a valorização das artes e da educação no Tocantins.
Em Cena
O projeto “Em Cena”, a priori, tem o objetivo de atender um total de 10 escolas, a etapa seguinte está agendada para a próxima segunda-feira, 15, contemplando unidades estaduais das regiões Norte e Central da capital. Entre as escolas beneficiadas estão o Colégio Estadual Criança Esperança e a Escola Estadual São José.
Para a arte-educadora e mentora do projeto, Magna Carneiro, é importante explorar o mundo do teatro nas salas de aula para torná-las mais dinâmicas e envolventes. “Buscamos levar novas ideias e estratégias para potencializar as aulas de arte de forma lúdica e promover o incentivo à leitura, por meio de uma abordagem dinâmica e interativa”, disse.
Livro
O livro “Em Cena”, parte integrante do projeto, oferece estratégias de dinâmicas teatrais, leituras dramáticas e construção de personagens, incentivando os alunos a explorar diferentes gêneros literários e mergulhar em histórias cativantes.
A proposta do projeto visa unir teatro e literatura para estimular a criatividade, a expressão artística e o desenvolvimento pessoal dos participantes. A diretora da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, Merian Lopes de Sousa, enfatizou a relevância da oficina para inspirar novas formas de aprendizagem, destacando a integração do teatro com a educação como um elemento enriquecedor para a comunidade escolar.
“As atividades favorecem um clima muito bacana, em que os professores puderam levar propostas utilizando o Livro e, desse modo, desenvolver as competências diversas dos educandos como expressar seus sentimentos, emoções, aflições, sensações e também escrita e oralidade”, concluiu a diretora.