Palmas se modernizar com ensino, tecnologia e eficiência
No coração do Brasil, Palmas está se adaptando rapidamente à era digital, com a introdução de novos sistemas eletrônicos que facilitam processos da gestão e acessos aos serviços municipais. Após mais um ciclo do treinamento no e-Palmas e Portal do Cidadão ofertado por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas (IVM) mais 300 servidores estão prontos para aplicar os conhecimentos na rotina administrativa do município.
Com a implementação dos sistemas, Palmas está se posicionando para a transformação digital no setor público. “Hoje o Portal do Cidadão conta com mais de 200 serviços disponíveis e no e-Palmas cerca de 15 mil servidores ativos já em uso, isso representa o ágil empenho do município em colocar à disposição ferramentas digitais para os servidores e contribuintes”, relatou Luarh Rocha, instrutor e especialista da Ikhon Tecnologia.
“A modernização é necessária dentro do serviço público e o servidor tem que encarar que veio para ficar, hoje eu posso tramitar algo e na mesma hora ele ser visualizado em outra pasta. Vejo isso com um aspecto bem positivo, pois traz essa celeridade dos processos e economia de material. Antes se tinha um consumo excessivo de papéis, imprimia, fazia um rascunho, depois a versão final, também o transporte desses documentos, e tudo isso pode ser sanado por processos digitais”, destacou Flávia Lustosa, gerente de Prevenção e Mitigação de Desastres na Superintendência de Defesa Civil do Município.
Agora é decreto
Os sistemas e-Palmas e Portal do Cidadão operam em conjunto, representando não apenas uma mudança tecnológica, mas também um compromisso com a sustentabilidade, economicidade e transparência. Conforme regulamentado pelo Decreto Municipal Nº 2.486/24 publicado no dia 8 de fevereiro no Diário Oficial do Município (DOM), toda a movimentação documental, uma vez dependente de resmas de papel e transporte físico, agora é realizada exclusivamente por meio do e-Palmas. Além disso, o Portal do Cidadão agora oferece um catálogo de 207 serviços, distribuídos entre diversas secretarias municipais. Isso permite que os cidadãos acessem e solicitem serviços diretamente de suas casas, proporcionando conforto.
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