Hospital Materno Infantil Tia Dedé realiza palestra sobre o atendimento às vítimas de violência sexual
Com objetivo de ofertar conhecimento sobre o atendimento humanizado às vitimas dfe violência sexual, o Serviço de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Sexual (SAVIS) do Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD) realizou na terça-feira, 26, uma palestra sobre o ao referido público e as normas da instituição. A capacitação foi voltada aos acadêmicos do curso de medicina do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), de Porto Nacional.
O SAVIS do Hospital Materno Infantil Tia Dedé é referência para as regiões de saúde Amor Perfeito e Sudeste; regulamentado pelo Ministério da Saúde e Portaria da SES-TO e realiza mais de 250 atendimentos anuais e segundo a coordenadora e psicóloga do serviço, Lúcia Rossana da Silva Boni do HMITD, “foi um momento gratificante e significativo, de poder informar aos acadêmicos sobre o Serviço de Violência Sexual no hospital, e a importância de que não podemos negligenciar, que precisamos estar sempre atentos no atendimento às pessoas que se encontram situação de violência sexual”.
A enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CCIH do HMITD, Sirleyde dos Santos Paolini, afirmou que “esse momento de acolhida e repasse das normas da Instituição a serem seguidas pelos novos alunos é de suma importância para que todos possam desenvolver suas atividades de forma segura, é importante tanto para os alunos quanto aos pacientes “
“Na palestra foi apresentado pela equipe do SAVIS todo o protocolo de assistência às pessoas que sofreram violência sexual, bem como as formas de abordagem a esse público e os sistemas de regulação para os centros de referência. Essa palestra demonstrou a importância do conhecimento acerca dessa temática, que muitas vezes é negligenciado pelos profissionais de saúde, para promover um atendimento humanizado e de qualidade a essa parcela da população”, afirmou o acadêmico da ITPAC, Daniel Saraiva Leal Guarino.
“Tivemos hoje um momento muito importante no hospital, direcionado à segurança do paciente e da equipe em geral, ao acolhimento à pessoa em situação de violência. E também sobre as normas e rotinas estabelecidas pela Instituição. Muito obrigada ao SAVIS na pessoa da psicóloga Rossana e à CCIH na pessoa da enfermeira Sirleyde. Obrigada pelos esclarecimentos e pela partilha conosco!”, afirmou a administradora hospitalar do HMITD, Vilma Cristina Pereira Sardinha.