Governo do Tocantins trabalha com políticas públicas de saúde para as mulheres
No Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO reforça que o Sistema Único de Saúde (SUS) está presente em todos os momentos, desde o nascimento à velhice. São ações de cuidado, prevenção e promoção da saúde, que vão da atenção básica ao serviço especializado.
No Tocantins, em 2023, foram mais cinco mil cirurgias eletivas ginecológicas em todo Estado e mais de 14 mil mulheres tiveram seus partos assistidos pelas unidades hospitalares sob gestão estadual e conveniadas à SES-TO, além disso, 1.554 gestantes foram acompanhadas no ambulatório de gestação de alto risco.
Nas ações de prevenção e controle do câncer, anualmente são realizados mais de 37 mil exames de citopatologia e 4.156 exames de Mamografia. “Este governo tem compromisso com a saúde e proteção à mulher. A partir da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher são ofertadas ações educativas reforçando a importância da imunização em todas as faixas etárias. São desenvolvidas estratégias de planejamento reprodutivo, que vai do pré-natal, passa pelo parto até ao puerpério. Dentro da promoção da saúde são incentivados hábitos saudáveis, entre eles, alimentação e atividades físicas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
“Graças a Deus eu só tenho o que agradecer ao SUS tocantinense, tive dois partos no Dona Regina e sempre fui muito bem atendida e há seis meses consegui fazer minha laqueadura com as equipes da Secretaria de Estado da Saúde, que me trataram bem, desde o motorista que me levou ao hospital em Miracema, até os médicos e o pessoal que trabalha lá. Espero que mais mulheres sejam atendidas como eu”, destacou a moradora de Palmas, Maria de Araújo.
Outras ações pontuais em 2023
– 48 mulheres de 14 a 49 anos – inserção de dispositivo intrauterino (DIU)
– 130.366 contraceptivos orais e injetáveis distribuídos aos municípios do Tocantins
– Reativado o Comitê Estadual de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil;
– Início das análises de exames citopatológicos (câncer do colo de útero), pelo LACEN-TO.
Entregas
– Revitalização da fachada e pronto-socorro do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (2023) e a reforma do espaço do Serviço de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (SAVIS), do Dona Regina, bem como revitalização do ambulatório da unidade.
Obras em andamento e projetos
– Em andamento – Maternidade e centro de Parto do Hospital Regional de Augustinópolis;
– Projeto – Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina – Palmas;
– Projeto – Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins.