Tocantins participa do encerramento do Projeto PROADI-SUS
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participa nos dias 04 e 05 de uma programação de encerramentos do Projeto PROADI-SUS: Fortalecimento das Áreas de Regulação e Apoio à Contratualização nas Secretarias Estaduais de Saúde. O evento ocorre em Brasília e é organizado pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e Hospital Sírio-Libanês (HSL). 25 Secretarias Estaduais de Saúde devem participar com troca de experiências sobre o projeto, suas trajetórias, dificuldades, vitórias e legados em todo o Brasil.
Projeto de Fortalecimento das Áreas de Regulação e Apoio à Contratualização nas Secretarias Estaduais de Saúde (SES) mobilizou esforços para apoiar as Equipes das Secretarias Estaduais de Saúde a repensar e consolidar a estrutura de Governança da Regulação da Atenção como área de inteligência para incrementar a construção das Redes de Atenção à Saúde (RAS). A proposta foi construir coletivamente propostas para a contratualização de hospitais, laboratórios próprios – orçamentados ou com outras formas de gerência –, buscando estabelecer formatos, fluxos, reunir conhecimentos e realizar a primeira experiência enquanto equipe colaborativa e integrada nesta história em construção.
“No Tocantins tivemos muito aprendizado, um processo de educação permanente participativa, onde cada pessoa teve sua parcela de responsabilidade, desde o diagnóstico da situação atual, construção de planos de ação, com levantamento de informação das necessidades de saúde da população e do perfil de oferta de serviços na região de saúde onde se localizam os hospitais elencados para o Projeto”, afirmou o superintendente de Unidades Hospitalares Próprias/SES-TO, Andreis Vicente.
“Com o apoio do Hospital Sírio Libanês, as áreas técnicas da SES-TO e dos hospitais laboratórios selecionados (Hospital Regional de Araguaína e Augustinópolis), têm atuado desde maio de 2022 no Grupo de Trabalho de desenvolvimento da contratualização e comprometimento para o atendimento seguindo os parâmetros definidos. Esse trabalho foi importante para nós, porque é a partir dele, que as unidades puderam visualizar o seu papel na RAS e discutir suas dificuldades com as áreas técnicas, para o atendimento da população, e assim todo esse processo foi se solidificando no que se tornou no Termo de Compromisso em que as UHs e a Gestão da SES assinarão”, disse o diretor de governança e conformidade hospitalar da SES-TO, Fernando Werlang.