Uncategorized

Rota da Pecuária encerra com sucesso, apresentando tecnologias de ponta para a produção sustentável de bovinos no norte do Tocantins

Nesta quinta-feira, 26, a 4ª edição da Rota da Pecuária encerrou com êxito as visitas técnicas a quatro propriedades rurais de referência, apresentando aos produtores e técnicos do setor as inovações tecnológicas voltadas à produção sustentável de bovinos no Tocantins. O encerramento aconteceu na Fazenda Santa Fé – Estância RD, no município de Santa Fé do Araguaia, região norte do Estado.

A expedição é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), com apoio de diversos parceiros do setor agropecuário. O objetivo é promover a integração entre produtores, apresentar e fomentar o uso de tecnologias sustentáveis, além de estimular trocas de experiências e estratégias para melhorar a produtividade do rebanho tocantinense.

Tecnologia aplicada na Fazenda Santa Fé

A pecuária sustentável no Tocantins tem avançado com a adoção de sistemas produtivos inovadores. Um exemplo é a Fazenda Santa Fé, que apostou em confinamento de alta tecnologia por meio do sistema Compost Barn, originalmente utilizado na pecuária leiteira, mas adaptado com sucesso para a produção de bovinos de corte.

Compost Barn

O Compost Barn é um sistema onde os animais são mantidos em um galpão coberto com uma cama espessa de material orgânico, como serragem, pó de rocha, fosfato reativo, gesso e composto biológico. Os dejetos dos animais são incorporados à cama, gerando um processo natural de compostagem que resulta em adubo de alta qualidade.
Além disso, o sistema oferece bem-estar aos animais, permitindo livre circulação, acesso à água, alimentação e área de descanso. Na Fazenda Santa Fé, o ambiente ainda conta com música clássica, o que contribui para o conforto e a redução do estresse dos animais.

Com 120 metros de comprimento por 28 metros de largura, o galpão tem capacidade para abrigar até 400 bovinos, sendo considerado um verdadeiro “hotel para bois”, totalmente baseado em práticas sustentáveis.

Segundo o proprietário, Roque Delorenzo Ribeiro, o sistema tem se mostrado altamente eficiente. “É uma estrutura moderna, que favorece o bem-estar animal e proporciona excelentes resultados produtivos. Produzimos cerca de 6 toneladas de composto por ano e temos um rendimento médio de 22% em lucro”, afirmou.

Unidade Experimental

A Fazenda Santa Fé também é parceira da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) na implantação de uma Unidade Experimental de forrageiras, com foco nas variedades de capim Miyagi e Humidícula. A pesquisa, iniciada em setembro do ano passado, está sendo conduzida pelos mestrandos Edésio Almeida e Almeirinda Santos, do curso de Zootecnia.

“Estamos confiantes nos resultados da pesquisa. O composto utilizado no experimento vem do Compost Barn, o que deve trazer ganhos significativos na qualidade da forragem e, consequentemente, no desempenho dos animais”, explicou a acadêmica Almeirinda Santos.

Encerramento

Ao finalizar a Rota da Pecuária, o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos, destacou os avanços da edição. “Encerramos mais uma edição da Rota da Pecuária com muito sucesso. Ao longo dos quatro dias, pudemos vivenciar experiências valiosas, conhecer tecnologias de ponta e fortalecer a integração entre produtores, técnicos e instituições. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo em promover o desenvolvimento sustentável da pecuária tocantinense”, concluiu.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo