EDUCAÇÃO

Governo do Tocantins apresenta à prefeitura de Palmas programa que vai repassar R$ 100 milhões aos municípios

Nesta terça-feira, 21, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, apresentou o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) ao prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, durante reunião com a nova gestão da capital. Até o final de 2024, Palmas era o único município que ainda não tinha aderido ao programa criado na gestão Wanderlei Barbosa e que vem revolucionando a educação no estado.

O eixo PROFE nos Municípios, desenvolvido em regime de colaboração, oferece às prefeituras formação pedagógica, apoio socioemocional, material didático, assessoria técnica e monitoramento da execução das metas educacionais.

Durante a apresentação, o secretário Fábio Vaz destacou a importância da adesão ao programa para que Palmas acompanhe o ritmo de evolução educacional registrado em outras regiões do estado.

“O PROFE oferece instrumentos e estratégias que fortalecem o aprendizado dos estudantes e ajudam os municípios a avançar em seus indicadores educacionais. É uma oportunidade de unir forças para garantir que as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, com resultados concretos”, afirmou o secretário.

O prefeito da capital ressaltou o empenho do município em trabalhar em regime de colaboração com a gestão estadual. “Nós tivemos aqui uma verdadeira aula de avanços tecnológicos, de plataformas que nos foram oferecidas e dos termos de cooperação que nós estamos iniciando hoje. Agradeço ao governador Wanderlei Barbosa e ao secretário Fábio por essa parceria. Caminharemos juntos para o bem da educação de Palmas”, pontuou Eduardo Siqueira Campos.

Benefícios para os municípios aderentes

Ao aderir ao PROFE, Palmas terá acesso a programas como o ICMS Educacional, que prevê o repasse de até R$ 100 milhões aos municípios que atingirem metas relacionadas a Atendimento, Aprendizagem, Boas Práticas e Organização Legal.

Outro importante instrumento apresentado à gestão foi o Sistema de Avaliação Educacional do Tocantins (SAETO), que gera indicadores da educação básica e orienta políticas públicas, além de ser uma base para a distribuição do ICMS Educacional.

Também foi apresentado o programa Alfabetiza Mais Tocantins, que busca garantir a alfabetização das crianças até o 2º ano do ensino fundamental, com investimentos em formação de professores, materiais didáticos e incentivo às boas práticas educacionais.

Também participaram da reunião o secretário-executivo da Educação, Edinho Fernandes; a superintendente de educação básica da Seduc, Celestina Souza; a diretora de políticas educacionais da Seduc, Francinete Ribeiro, e a secretária municipal de educação de Palmas, Débora Guedes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo