EDUCAÇÃO

Estudantes falam da integração do ensino médio com os cursos técnicos para a formação pessoal e profissional

Concluir a educação básica e sair com uma profissão é o sonho de muitos estudantes, por isso, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está ofertando 33 cursos profissionais, como Eletrotécnica, Eletrônica, Manutenção Automotiva, Desenvolvimento de Sistemas e Planejamento e Controle de Produção. E muitas escolas estão com vagas disponíveis. 

Maria Eduarda Machado Oliveira, 17 anos, fez o curso integrado de técnico em Segurança do Trabalho, no Centro de Ensino Médio de Gurupi, e gostou muito. Neste ano, ela está mais preparada para conseguir emprego. Fazer o curso profissionalizante não interferiu nos seus estudos na educação básica. Ela foi aprovada em cinco cursos superiores: Agronomia na Ulbra a na Unicatólica; Direito na Unirg; Engenharia Agrônoma na Unitins; e o curso que ela escolheu, Agronomia, no Centro Universitário da Grande Dourados.

“Eu estou muito satisfeita com o curso técnico em Segurança do Trabalho. Desde o início pude perceber a sua importância para a proteção e o bem-estar dos trabalhadores. As aulas são dinâmicas e abordam temas essenciais, como prevenção de acidentes, legislação e gestão de segurança, que são fundamentais para criar ambientes de trabalho mais seguros. Os professores são altamente qualificados e compartilham experiências práticas que enriquecem ainda mais o aprendizado”, declarou Maria Eduarda.

A jovem Claudyane Pereira Machado, 18 anos, também fez o curso integrado de técnico em Segurança do Trabalho, no Centro de Ensino Médio de Gurupi. Para ela, essa foi uma ótima oportunidade. “Principalmente, para quem ainda não definiu qual profissão seguir”, frisou.

A aluna Maria Julia Matos Miranda, 16 anos, cursa a 2ª série do ensino médio e o curso técnico de Química, no Centro de Ensino Médio Castelo Branco, em Araguaína. “Os cursos técnicos vão além de uma matéria complementar. O ensino que nos está sendo proposto é rico em conhecimento e desenvolvimento. Temos a oportunidade de terminar o ensino médio, com a qualificação necessária para ingressar no mercado de trabalho. É importante se dedicar o máximo e buscar sempre aprender novos conceitos”, explicou. 

O estudante José Henrique Alves Araújo, 16 anos, também cursa a 2ª série do ensino médio e faz o curso técnico de Química, no Centro de Ensino Médio Castelo Branco, e fala sobre a importância do curso para a vida. “Temos que agarrar essa oportunidade, pois esses cursos são gratuitos e sairemos do ensino médio com uma formação mais completa e mais preparados para o mercado de trabalho”, comentou.

Sherman Veras Antunes Costa, coordenador dos cursos técnicos do CEM Gurupi, lembrou que, ao optar por um curso técnico integrado, os estudantes investem em seu futuro profissional. “Além de obter o diploma do ensino médio e profissionalizante, eles adquirem habilidades técnicas específicas, aumentando suas chances de conseguir um emprego e de construir uma carreira sólida. A formação prática e a orientação profissional oferecidas nesses cursos contribuem para um desenvolvimento pessoal e profissional mais completo. Um exemplo disso são os técnicos em Segurança do Trabalho, que, ao se formarem, já possuem uma consciência clara da importância de sua atuação para a sociedade”, explicou. 

Kerley Alessandra Barbosa Reis, diretora de Gestão Pedagógica da Seduc, destacou a importância dos cursos técnicos integrados ao ensino médio para os jovens. “O curso técnico integrado ao ensino médio oferece uma série de vantagens que podem impulsionar a trajetória acadêmica e profissional dos estudantes, algumas das principais razões pelas quais essa modalidade de ensino é extremamente positiva. Ao concluir o curso técnico, o estudante já estará apto para ingressar no mercado de trabalho com uma formação específica e habilidades práticas, aumentando suas chances de conseguir um emprego”, frisou.

Kerley também ressaltou o desenvolvimento de habilidades práticas. “A teoria aprendida em sala de aula é complementada por atividades práticas em laboratórios e oficinas, o que permite que o estudante desenvolva competências técnicas e resolva problemas reais. A formação técnica pode facilitar o ingresso em cursos superiores, pois o estudante já terá uma base sólida em sua área de interesse e poderá aproveitar melhor as disciplinas mais avançadas. Ao realizar o curso técnico e o ensino médio simultaneamente, o estudante economiza tempo e recursos financeiros, já que não precisa fazer dois cursos separados”, esclareceu.

Maria Francilene de Alencar Lima, coordenadora Pedagógica do Senai de Araguaína, ressaltou que a formação técnica representa uma oportunidade única para que os estudantes desenvolvam, desde cedo, competências práticas e teóricas indispensáveis para o mercado de trabalho. “Temos uma metodologia própria, que alia conhecimento teórico e prática em laboratórios e oficinas equipadas com tecnologias de ponta. Essa abordagem imersiva coloca o aluno no centro do aprendizado, permitindo que ele vivencie, desde o primeiro dia, situações reais do dia a dia profissional”, afirmou.

E sobre os cursos, Maria Francilene descreveu a sua importância. “Optar por um curso técnico no Senai é mais do que se capacitar, é abrir portas para um futuro de possibilidades. Ao longo dos anos, temos visto nossos alunos alcançarem resultados extraordinários, seja ao ingressar diretamente no mercado de trabalho, seja ao conquistar vagas em cursos superiores. Nosso compromisso é proporcionar não apenas formação técnica de excelência, mas também contribuir para o desenvolvimento pessoal, ajudando os jovens a se tornarem profissionais competentes e cidadãos responsáveis. O mundo do trabalho exige cada vez mais de nós: inovação, qualificação e comprometimento. E é exatamente isso que entregamos. Escolher o Senai é escolher o caminho da transformação, em que cada curso técnico representa um passo em direção a um futuro mais promissor”, explicou. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo