Uncategorized

Governo do Tocantins destaca potencial da pecuária genética do gado de corte na 2ª edição do Meat Day

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), junto a parceiros, pecuaristas e especialistas, destacou os principais avanços para aumentar a produtividade na pecuária de corte durante a 2ª edição do Meat Day. O evento foi realizado na manhã deste sábado, 30, na Fazenda Vera Cruz (Nelore Tozzatti), no município de Dois Irmãos do Tocantins, e reuniu cerca de 400 participantes, entre pecuaristas, técnicos do setor e autoridades políticas.

O secretário estadual da Agricultura, Jaime Café, enfatizou a relevância do evento para o fortalecimento do setor no Estado. “O Meat Day é um evento que propõe reforçar e desenvolver o segmento da pecuária de corte, que é uma das atividades econômicas mais representativas do agronegócio tocantinense. Esta região de Dois Irmãos, que abrange o Vale do Araguaia e Cantão, é uma área muito forte na agropecuária do Tocantins”, destacou o secretário.

Na ocasião, o proprietário da Fazenda Vera Cruz, Francisco Tozzatti, compartilhou as práticas utilizadas para alcançar avanços produtivos por meio da genética desenvolvida em sua propriedade. “Aqui utilizamos tecnologias genéticas avançadas disponíveis no mercado para a pecuária de corte, como a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e a fertilização In Vitro aplicada no gado (P.O.). O objetivo é melhorar a qualidade genética dos animais, resultando em animais com carne de alta qualidade, precocidade e maior rentabilidade na cria e recria”, explicou.

O agropecuarista Fernando Penteado, que trabalha com recria e engorda de fêmeas em pasto no sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, destacou o crescimento contínuo da pecuária no Tocantins. “A pecuária tocantinense vem crescendo a cada ano. Passamos por momentos difíceis com os preços, mas nos últimos 70 a 80 dias tivemos uma reversão positiva. Apesar dos desafios, a pecuária continua sendo uma das atividades econômicas mais importantes para o Estado”, ressaltou.

Durante o evento, o palestrante Rafael Mazão abordou o tema “Impulsionando o melhoramento com foco na seleção, indústria e consumidor”, destacando o potencial de crescimento do Tocantins na criação de gado de corte. “O Tocantins tem um enorme potencial para essa atividade lucrativa. Por ser um estado jovem, com excelente localização geográfica e qualidade de terras, é possível atingir altos índices de produtividade na criação de animais”, afirmou.

Sobre a Fazenda Vera Cruz

Localizada no município de Dois Irmãos do Tocantins, a Fazenda Vera Cruz é referência na criação de gado de corte e na produção genética  de touros P.O. Anualmente, a propriedade comercializa cerca 120 touros P.O por ano, contribuindo para o fortalecimento do setor pecuário e melhoria genética dos animais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo