AGRONEGÓCIOS

Governo do Tocantins segue com a Rota da Fruticultura, mostrando as inovações tecnológicas na produção de maracujá

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e parceiros continuam com as atividades da Rota da Fruticultura no Estado. Nesta quarta-feira, 04, a expedição conhece as tecnologias do maracujá utilizadas na Chácara Dona Lurdes, no município de Miracema do Tocantins, na região central do Estado.

A 1ª Rota da Fruticultura que está percorrendo cinco municípios no estado tem como objetivo reunir produtores, técnicos e pesquisadores, apresentando a diversidade de frutas produzidas no Tocantins, além de promover a agricultura tocantinense, dos pequenos, médios e grandes produtores, bem como a geração de emprego e renda em nosso Estado. Frutas como o abacaxi, banana, o cacau, que é uma das produções mais recentes, os citros, a manga, o maracujá e a melancia, são exemplos do que já é produzido no estado.

O gerente de Agricultura da Seagro, Francisco Alves Lima, destacou sobre a importância do Governo do Estado estar realizando a expedição percorrendo as cidades escolhidas para conhecer e divulgar as tecnologias da produção de frutas. “Hoje estamos no município de Miracema aprendendo sobre a cultura do maracujá. Nestes cinco dias estamos conhecendo e também trocando experiências sobre as tecnologias para produção de frutas com os produtores tocantinenses. É gratificante podermos realizar essa troca de conhecimentos diretamente com os nossos produtores”, explicou.

Presente no evento, o secretário municipal de Agricultura de Miracema do Tocantins, Marcelo Borges, disse que a Rota da Fruticultura é fundamental para o desenvolvimento da produção de frutas no estado. “A visita nesta propriedade significa a valorização ao produtor. Os frutos dessa propriedade, além de estarem sendo comercializados em feiras, também fazem parte de programas de alimentação escolar, e contribuem com a economia do nosso município gerando emprego e renda”, detalhou. 

O proprietário da Chácara Dona Lurdes, José Severino Resende, explicou que a produção de maracujá é rentável. “Iniciamos o cultivo há cerca de 10 anos. Na primeira área de plantio temos 500 mil pés de maracujá e na segunda área têm mil pés. Comercializamos 180 caixas do fruto, por semana, atendo o mercado de Miracema, Miranorte e Palmas”, explicou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo