EDUCAÇÃO

Escolas da rede estadual do Tocantins estão entre as melhores no Ideb 2023 da Região Norte

Garantir a aprendizagem adequada e permanência dos estudantes durante todo o ensino médio é um dos grandes desafios das redes públicas de ensino brasileiras. No Tocantins, o Governo do Estado tem investido em diversas frentes para assegurar que os estudantes concluam a última etapa da educação básica com sucesso. E os resultados já começaram a ser evidenciados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado no dia 14 de agosto pelo Ministério da Educação (MEC).

Com o índice geral de 4,2, no ensino médio, a rede estadual do Tocantins se destacou com o 2º lugar do ranking na região Norte e na 10ª colocação nacional. O dado demonstra uma evolução de 5,1% com relação aos resultados do Ideb de 2019.

Dentre as escolas do Norte, o comprometimento das unidades escolares tocantinenses em evoluir no rendimento e na aprovação dos estudantes do ensino médio é evidenciado pelas cinco unidades escolares do Tocantins que estão entre os 20 melhores índices, no universo das 1.692 escolas avaliadas. O maior Ideb das escolas tocantinenses foi de 5,5, enquanto o primeiro do Norte foi 6,5 de Roraima.

Com o Ideb de 5,5, o Colégio Militar do Estado do Tocantins (CMTO) Professora Maria Guedes, de Palmeirópolis, teve o maior índice no Tocantins, nesta etapa de ensino: 5,5. A escola, que atende 380 estudantes do ensino fundamental e médio, também foi destaque nacional com a 21º colocação entre as escolas estaduais. Para o diretor da escola, o subtenente Helon Inácio da Silva, o Ideb de 5,5 é fruto da dedicação dos estudantes e da equipe escolar. “Esse é o resultado do esforço de todos os servidores em parceria com as famílias, que se juntaram para apoiar e motivar os estudantes. Nosso plano de ação Ideb 2023 incluiu várias estratégias envolvendo as equipes: pedagógica, multiprofissional e disciplinar para juntos garantirmos a frequência, a participação dos nossos estudantes nas avaliações e para que a qualidade no nosso ensino seja cada vez melhor”, destacou.

Superação

O CMTO Dona Anaides Brito Miranda, localizado em Guaraí, também alcançou o índice de 5,5 no Ideb 2023.  Para a escola esse resultado representa uma grande superação, pois a unidade sequer teve índice na última edição do Ideb. A unidade, que hoje tem mais de 500 estudantes, chegou a ter apenas 180 matrículas, época em que estava prestes a fechar. “Para a nossa equipe que está aqui desde 2019, é uma vitória imensa. Antes nem tínhamos índice do Ideb e agora estarmos em segundo lugar no Tocantins e entre os melhores do Norte é motivo de muito orgulho pelo trabalho conjunto. Estamos em êxtase e já planejando as ações para que nosso desempenho seja ainda melhor em 2025”, relatou.

Colinas do Tocantins

O CMTO João XXIII, de Colinas do Tocantins, está entre as escolas de destaque da região Norte com Ideb 5,4. A unidade escolar tem mais de 800 estudantes e ficou com o segundo maior índice do estado no Ensino Médio. “Graças ao empenho, dedicação e trabalho incansável de cada um, conquistamos esse resultado que é reflexo de um compromisso coletivo com a excelência e a formação integral de nossos alunos. O sucesso é de todos nós. Vamos continuar avançando com a mesma determinação, sabendo que a educação é um pilar essencial para o futuro de nossa sociedade”, frisou o diretor da unidade de ensino, sargento Cleiton Oliveira.

Escola do Campo

A Escola Estadual Piaçava, uma unidade do campo, localizada na zona rural de Nazaré, na região do Bico do Papagaio, atingiu o índice de 5,3, em 2023.  A unidade escolar atende 117 estudantes dos ensinos fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  A gestora da unidade de ensino, Rosilda Cardoso Noleto Rocha, conta que a escola está em festa pelo desempenho. “Estamos imensamente felizes. Acredito que isso é reflexo do compromisso da equipe, da dedicação dos nossos estudantes, que são sempre participativos, e também pela proximidade com as famílias”, relatou.

 Segundo a diretora, diversas ações foram realizadas ao longo do ano que culminaram no resultado do Ideb, como o clube de leitura e os simulados.  “Também foi muito importante para potencializar a aprendizagem: o reforço no contraturno, o desenvolvimento de atividades favorecendo o protagonismo, o trabalho reforçado nas habilidades socioemocionais, além de todo o suporte que recebemos da Secretaria da Educação”, assegurou.

Araguaína

Também entre os destaques da Região Norte, está o Colégio Militar do Estado do Tocantins Dr. José Aluísio da Silva Luz, de Araguaína, que atende 860 estudantes e alcançou o Ideb de 5,3.

“Estamos honrados e radiantes com o esse resultado que é fruto do engajamento de toda a comunidade escolar que não mediu esforços para que tivéssemos uma participação massiva. É uma vitória dos servidores, estudantes e pais. Mesmo radiantes, sabemos que ainda temos muito que evoluir. Queremos que a nossa escola seja a primeira do Tocantins”, relatou o diretor da unidade escolar, major José Roberto Carneiro Alves.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, enfatizou que as políticas públicas para a Educação Básica do Tocantins buscam a constante evolução da aprendizagem em todas as regiões do Estado. “Todas as nossas escolas se empenharam para demonstrar como é possível alcançarmos as metas e também superá-las, elevando a qualidade do ensino do Tocantins aos maiores patamares. Com o Ideb+2030, nosso objetivo é que sejamos, nos próximos dois anos, o primeiro estado da região Norte, no Ensino Médio”, ressaltou Fábio Vaz.

Ideb+2030

Para 2025/2026, a meta do Governo do Tocantins é melhorar ainda mais os índices. No ensino médio, o objetivo é elevar o Tocantins para o primeiro na Região Norte e estar entre os cinco primeiros do país. No ensino fundamental – anos iniciais e finais, a projeção é ser o primeiro da Região Norte e pontuar entre os dez primeiros do Brasil.

Sobre o Ideb

Divulgado a cada dois anos, o Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é um importante condutor das políticas públicas em prol da qualidade da educação básica brasileira. 

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