Cidadania e Justiça realiza II Etapa da Elaboração do Planejamento Estratégico da Pasta
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Diretoria de Planejamento e Convênios, realizou nesta terça-feira, 20, a II Etapa de Elaboração do Planejamento Estratégico da Pasta. O encontro ocorreu no auditório da Unitins, e contou com a presença dos gestores do Órgão, representantes de todas as superintendências e setores da Secretaria.
O intuito foi promover um momento de integração, para que fossem elencados os objetivos estratégicos do Plano, já que na etapa anterior foi realizada a Análise de Swot, termo inglês que discrimina técnicas para identificação das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Para isso, foram utilizados os princípios que embasam as ações da Seciju, como ética, integridade, transparência e compromisso.
Ao participar da abertura do encontro, o secretário da Pasta, Deusiano Amorim, que esteve acompanhado do secretário executivo Hélio Marques, falou da importância da análise conjunta de cada gerência e diretoria para a elaboração de um plano que satisfaça as necessidades governamentais, e principalmente, da população.
“As nossas ações precisam ser realmente planejadas para que elas cheguem ao final, com o sucesso e da melhor forma possível. Para isso, nós precisamos passar essas ideias para vocês também, que são servidores. Para mim é uma satisfação, e acredito para todos aqui, como servidores públicos, também seja. Através desses conhecimentos, vamos atender a nossa população, que é sempre uma determinação do governador Wanderlei Barbosa, que conta com o trabalho que vocês desenvolvem”, ressaltou o gestor.
A diretora de Planejamento e Convênios da Seciju, Bárbara Risomar, conduziu o evento e destacou que o planejamento vigente e em execução na Secretaria é de 2015. Segundo ela, o novo Plano em elaboração será executado a partir de 2025.
“Estamos revisando e elaborando esse Plano e vamos passar agora para a análise desses objetivos estratégicos que nós temos, do que foi executado, e em seguida elaborar uma árvore de soluções, que é uma metodologia do planejamento estratégico, para construir novos objetivos ou revisar os que já temos. A proposta é que ele tenha validade para mais cinco anos. Tivemos uma boa participação, a partir de uma mobilização significativa, e isso é muito importante”, reforçou a diretora.
Durante o encontro os servidores se dividiram em grupos, e de forma dinâmica, realizaram uma árvore em que foram pontuadas as principais necessidades, soluções e objetivos propostos.
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é fundamental para garantir que as ações e recursos sejam direcionados de forma eficiente e eficaz para atender às necessidades da sociedade e alcançar os objetivos de desenvolvimento.