Ações do Governo do Tocantins são destaques na abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Nesta terça-feira, 20, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participou da abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), promovida pela Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado do Tocantins (FEAPAES). Na oportunidade, foi destacada a atuação da Pasta no atendimento aos tocantinenses com deficiência.
Desde o início de 2022, a SES-TO criou a Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SRCPD), a qual tem atuado de forma estratégica para o bem-estar e a qualidade de vida da população, como afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto. “O Governo do Tocantins com o olhar humanizado do governador Wanderlei Barbosa, tem trabalhado muito nos últimos anos para a inclusão social da pessoa com deficiência e para que tenham atenção às suas demandas motoras e intelectuais. Dentre as ações, destaca-se a capacitação de servidores com cursos de libras; lançamento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que até o momento, já beneficiou 841 tocantinenses, que emitiram o documento digital”.
“Além disso, foram retomadas a distribuição de cadeiras de rodas e outros meios de locomoção; bolsas de colostomias; aparelhos auditivos e próteses ortopédicas. Instituímos o uso do cordão girassol para identificação das pessoas com deficiência e estamos alinhando serviços de atendimentos em parcerias com as Apaes do Estado”, complementou o gestor da SES-TO.
A presidente da FEAPAES, Marciane Machado Silva, agradeceu a parceria com a SES-TO e afirmou que, “sempre somos recebidos de braços abertos pelo secretário e toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde, que não tem medido esforços para ajudar de forma mais técnica nas nossas demandas”.
A mãe atípica Aurizete Maria de Carvalho e Sá citou a necessidade da semana “é muito importante, falo isso não apenas porque estou presidente, mas porque sou mãe de dois rapazes com deficiência intelectual. E essa semana é necessária para dar visibilidade à causa, além de promover a socialização e a inclusão, já que ficam felizes em participar”.
A semana
Entre os dias 21 e 28 de agosto, é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que foi estabelecida pela Lei n° 13.585/2017, e tem como objetivo promover ações de inclusão social e a discriminação contra as pessoas com deficiência.
Homenagem
Ao final do evento, o secretário Carlos Felinto e a superintendente da RCPCD, Thais Farias receberam Moção de Aplausos pelos serviços prestados em prol da inclusão e cuidado com as pessoas com deficiência. “Para nós é uma honra receber esta homenagem e isso nos motiva a seguir zelando pela população que precisa do olhar humanizado da gestão. Seguiremos implementando políticas de atendimentos e trabalhando para transformar vidas”, declarou o secretário.