Governo do Tocantins apresenta relatório de ações do primeiro quadrimestre de 2024
Na quinta-feira, 08, foi apresentado na 307ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), de janeiro a abril de 2024, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Na oportunidade, a Pasta apresentou o aumento na realização de cirurgias eletivas em relação ao ano anterior.
Entre janeiro e abril de 2023 foram 4.881 cirurgias, já no mesmo período de 2024 ocorreram 5.939 procedimentos cirúrgicos eletivos, um aumento de 22%, dado que comprova a atuação dedicada do Governo do Tocantins em prol da saúde pública do Tocantins.
No relatório da Secretaria destaca-se ainda os R$18.715.457,92 de repasse de contrapartida estadual aos municípios, sendo R$6.608.995,60 para os hospitais de pequeno porte realizarem cirurgias eletivas. Entre outros repasses para as farmácias básicas, Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) e outros.
No primeiro quadrimestre de 2024 o Tocantins também iniciou a vacinação contra a dengue, as doses começaram a ser recebidas em fevereiro de 2024. O Estado também recebeu o novo medicamento para tratamento contra o HIV, Lamivudina/Dolutegravir, para os pacientes que atendem aos critérios do Ministério da Saúde.
Já na área hospitalar, a rede estadual foi fortalecida nos primeiros meses de 2024, como o Hospital Geral de Palmas (HGP) que recebeu equipamentos para videocirurgias em crianças e o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos que recebeu aparelhos portáteis que permitem detectar batimentos cardíacos fetais a partir da 10ª semana de gestação.
Os hospitais regionais de Paraíso do Tocantins e Araguaína também retomaram as videolaparoscopias e o Hospital Regional de Dianópolis recebeu equipamentos para a retomada de cirurgias ortopédicas na unidade.
Eleição
Outro item abordado na reunião ordinária foi o edital de eleição da mesa diretora do CES-TO triênio 2024/2027, que foi aprovado pelos conselheiros. O pleito ocorrerá no dia 10 de outubro e as inscrições das chapas poderão ocorrer entre os dias 09 e 20 de setembro. Já a posse dos eleitos ocorrerá no dia 07 de novembro.