Uncategorized

Pesquisa IPEX aponta Paulo da Mega como favorito para a eleição municipal em Dianópolis – TO

Instituto de Pesquisa Executiva (IPEX) realizou uma pesquisa de intenção de votos no município de Dianópolis, Tocantins, nos dias 31 de julho e 1 de agosto de 2024. A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob o número TO-00853/2024, entrevistou 350 pessoas. Com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos, os resultados oferecem um panorama claro das preferências eleitorais locais.

Na pesquisa estimulada, Paulo da Mega aparece como líder na corrida pela prefeitura, com 38,6% das intenções de voto. Em segundo lugar, está Salomão, com 31,4%, seguido por Jaílton Bezerra, com 16,9%. Dos entrevistados, 2,8% não responderam à pesquisa, enquanto 6,6% declararam a intenção de votar em branco ou nulo, e 3,7% se disseram indecisos.

Rejeição dos pré-candidatos

A pesquisa do Instituto IPEX também consultou o eleitorado quanto à rejeição dos pré-candidatos à Prefeitura de Dianópolis. Segundo os resultados apurados, o pré-candidato Jailton Bezerra lidera em termos de rejeição, com 28,3% dos entrevistados declarando que não votariam nele de forma alguma. Em segundo lugar, encontra-se Salomão, com uma taxa de rejeição de 27,1%, enquanto Paulo da Mega possui 6,6% de rejeição.A pesquisa também revela que 7,1% dos entrevistados não responderam, 4,9% declararam intenção de votar em branco ou nulo, e 26% não rejeitam nenhum dos candidatos. O número de registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é TO-00853/2024.

Metodologia de pesquisa

O Instituto IPEX realizou uma pesquisa de intenção de votos em Dianópolis. O número de questionários aplicados baseou-se em uma amostra significativa e representativa do eleitorado cadastrado no município, associada aos respectivos setores de coleta. Essa amostra considerou o número de eleitores (13.254) informado pelo TSE, com referência ao mês de julho do ano corrente, e o Censo IBGE/2022 realizado nas áreas do município objeto da pesquisa.

Para o dimensionamento da amostra, foram utilizadas como base de referência as informações do cadastro de eleitores do TSE, tendo como referência junho de 2024, para identificar as seguintes variáveis: número de eleitores, por sexo, faixa etária e grau de instrução. O Censo Populacional de 2022 do IBGE foi utilizado para identificar a proporção de moradores por setores.Não havendo informação sobre renda disponível no Censo 2022, foram utilizadas as informações dessa variável encontradas nos relatórios do Censo 2010.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo