POLÍTICA

Requerimento de Marcus Marcelo promove avanços para extensão de atendimentos do Hospital Regional de Araguaína por meio do HDT

Após apresentação do requerimento do deputado Marcus Marcelo (PL), no dia 4 de junho, que solicita estudo para realização de um convênio entre o HRA (Hospital Regional de Araguaína) e o HDT-UFT (Hospital de Doenças Tropicais), alguns avanços estão sendo feitos para ampliação da oferta de cirurgias eletivas, leitos, consultas, exames e outros atendimentos de saúde à população. O governador Wanderlei Barbosa esteve na sede do HDT no último dia 21 e, no dia 28, uma reunião com o secretário de Saúde, Carlos Felinto, também na unidade, discutiu novos passos para efetivação da parceria.

“Na condição de deputado, vejo o HDT como uma grande ferramenta para contribuir com a saúde do Estado do Tocantins. Conversando com o dr. Antônio e sua equipe, há alguns dias a gente vem trabalhando esse assunto. Antes da entrega da obra do Hospital Geral de Araguaína, precisamos dar respostas à população e esse é um caminho viável”, explicou o deputado.

Nos encontros, o superintendente do HDT, Antônio Oliveira Júnior, citou que 24 leitos estão prontos para utilização. “O Hospital vai se tornar regional e vai atender outras doenças que não sejam apenas tropicais. Temos prontos 24 leitos e nosso objetivo é utilizar para cirurgias eletivas, esse é nosso foco inicial. Abriríamos 12 leitos de cirurgias eletivas para ajudar a diminuir essa fila e isso ajudaria também a diversificar esse perfil de atendimento”.

Outro pedido do deputado, a extensão do hospital com a incorporação do prédio do CER (Centro Estadual de Reabilitação), há possibilidade de ampliação de outros atendimentos. “Estamos também pleiteando a cessão do prédio do CER para poder ofertar mais consultas, atendimentos, exames e inclusive mais cirurgias”.

Trâmites

O secretário estadual de Saúde, Carlos Felinto, disse que em breve haverá novidades nos trâmites da parceria. “Saímos com alguns encaminhamentos e em breve teremos mais novidades sobre a parceria entre a Secretaria e o HDT”.

Para efetivação do convênio, serão necessários a alteração da lei de doação do HDT, que permitirá a ampliação do perfil assistencial e a mudança de nome, a renovação do contrato de prestação de serviços para a diversificação dos atendimentos, com a ampliação da oferta de cirurgias eletivas e leitos de internação, e a cessão do prédio do CER.A diretora do HRA, Cristiane Uchôa, falou sobre como os novos atendimentos irão melhorar os serviços. “Vai aumentar a assistência e diminuir o tempo de internação, trazendo melhorias para a saúde pública no geral”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo