São Luiz Campinas realiza procedimento inédito na região para tratamento de próstata aumentada
O Hospital São Luiz Campinas realizou uma cirurgia inovadora para tratar hiperplasia prostática benigna (HPB), popularmente conhecida como aumento da próstata.
O procedimento chamado Rezum é inédito na região de Campinas e aconteceu no final do mês de junho. Liderado pelos urologistas Dorival Duarte Jr. e André Berger, durou cerca de três minutos.
Na ocasião, o paciente passou também por uma correção de hérnia inguinal, utilizando técnica robótica e recebeu alta poucas horas depois, com boa recuperação.
O Rezum é baseado na cistoscopia (visão endoscópica do canal urinário) e foi trazido dos Estados Unidos, começando a ser usado no Brasil no último ano. A técnica envolve a introdução de vapor d’água fervente, via agulha, para combater o tecido prostático acumulado.
O vapor é aplicado diretamente na região hipertrofiada, causando necrose térmica pontual e resultando em alívio rápido dos sintomas, com mínima agressão ao corpo.
“Nós identificamos os pontos de inchaço da próstata e fazemos uma injeção com água a 107 graus Celsius no local, por meio de um aparelho em forma de pistola. O líquido vaporiza as células doentes, levando à desnaturação e redução gradual do inchaço em até três meses”, explica Dorival Duarte Júnior, urologista e coordenador desta equipe urológica do Hospital São Luiz Campinas, da Rede D’Or.