Seciju realiza curso de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes direcionado às redes de apoio dos municípios tocantinenses
Fortalecer as redes de apoio de Assistência Social dos municípios tocantinenses é um dos objetivos da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), ao ofertar uma série de cursos, por meio da Gerência de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Profissionais dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e demais órgãos direcionados aos atendimentos de pessoas em vulnerabilidade social, participam das capacitações que tiveram início na semana passada.
O primeiro curso ofertado foi o de Prevenção à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado no Núcleo de Atendimento Integrado (Nai), onde participaram profissionais de nove municípios. No entanto, as equipes das 139 cidades do Estado passarão pela formação, divididas em 18 turmas que passarão por dois módulos, já que também será ofertada a capacitação sobre prevenção à violência doméstica.
De acordo com o gerente de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seciju, Josemy Coelho, o objetivo é levar às equipes, conhecimentos de como identificar, prevenir e buscar apoio quanto ao abuso de crianças e adolescentes. “Esse é o primeiro curso do total de 18 que serão ofertados a todo o estado do Tocantins, com a participação massiva das equipes. E já com ótimos resultados e experiências, tudo isso para o preparo das equipes técnicas, sendo professores, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, e vários outros profissionais da área”, destacou o gerente.
A psicóloga do município de Miranorte, Jaine Guilherme Henquemeier, avaliou a capacitação como uma oportunidade de adquirir novas técnicas para a atuação na área. “É de suma importância que esses cursos aconteçam constantemente, porque são inúmeros os casos de abusos, então a atualização ajuda o profissional a se capacitar e saber como agir nesses momentos, como buscar as equipes para ajudar a combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, ressalvou.
A capacitação ocorreu entre os dias 26 e 28, e a abertura contou com a presença da superintende dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zeroildes Miranda, e do o juiz da Infância da Comarca de Palmas e coordenador estadual da Infância e Juventude, Adriano Gomes, que reforçaram compromissos acerca do enfrentamento às violências.
A formação com os conhecimentos teóricos sobre o tema foi ministrada pelo psicólogo que é consultor e palestrante Wendell Ferraz, da empresa Brazil In Participações, contratada para a ministração dos conhecimentos.