CIDADES

Projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo disponibilizará álbum instrumental com sons capturados nas Serras Gerais

Contemplado no edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), na categoria Linguagens Artísticas – Música, o projeto “Vibrações das Serras Gerais” consiste em uma expedição no meio da região Sudeste do estado para a gravação de um álbum musical com lançamento previsto para este segundo semestre. A iniciativa, idealizada pelo proponente Daniel Kowalski, recebeu o aporte de R$ 50.000,00 da Lei Paulo Gustavo, e promete encapsular a poderosa vibração da natureza em forma de música, além de promover a conscientização ambiental por meio das canções.

Desde o início de sua carreira, o músico sempre sentiu uma profunda conexão com a natureza e tornou essa interação o coração de seus projetos instrumentais. Em todos os seus trabalhos, ele incorpora sons naturais que grava em diversos lugares, como ventos, folhas, ruídos eletromagnéticos, chuvas, animais, correntes de água e cachoeiras. Para ele, a natureza fala um idioma universal que todos podem entender e cada álbum que grava é uma tradução única de sua percepção e imaginação. “Tenho a percepção que cada lugar carrega sons escondidos únicos que podem ser interpretados de maneiras infinitas por cada ser humano”, explicou Daniel.

O artista ainda diz que, recentemente, teve sua curiosidade despertada sobre a música escondida na região das Serras Gerais, o que o fez se sentir convidado pelos vales gigantescos para explorar e descobrir esses sons. Foi a partir daí que ele e sua equipe utilizaram um estúdio móvel e realizaram uma expedição de uma semana em diferentes locais, como o Caynon Encantado, Lagoa da Serra e Rio Azuis. “Fizemos captação de sons, imagens dos lugares e composições das ideias centrais de cada faixa musical”, comentou o proponente.

As oito músicas instrumentais são inspiradas e compostas a partir dos sons e ambientes naturais da região, incluindo ainda violas de buriti e percussões indígenas do Tocantins. “Nosso objetivo é representar a biodiversidade e a cultura local, promovendo a economia criativa da região e alcançando um público diversificado por meio de plataformas de streaming e redes sociais. Esperamos que este projeto não só destaque a beleza natural das Serras Gerais, mas também inspire uma apreciação mais profunda e um compromisso com a preservação ambiental” reafirmou Daniel. 

Além do álbum, “Vibrações das Serras Gerais” haverá uma versão audiovisual no YouTube, com animações e narrações que permitirão que pessoas com deficiências auditivas e visuais possam experimentar a obra. Como contrapartida do projeto, o proponente também realizará uma palestra gratuita em uma escola pública, localizada no distrito de Taquaruçu, sobre a criação musical a partir da natureza, acompanhado pelo ecologista André Grassi, que falará sobre a conservação ambiental.

Conheça o proponente

Daniel Ribeiro de Oliveira é pianista e produtor musical experiente em música pop, ambient music e folk. Ele possui formação técnica em Piano Erudito e Teoria Musical e estudou com renomados professores nacionais. Com mais de 20 anos de experiência como músico profissional e mais de dez anos como professor de música, já trabalhou como pianista e produtor musical em diversas bandas. Tem experiência musical de gravações e turnês no Brasil e em oito países diferentes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo