Governo do Tocantins capacita mais de 2,5 mil profissionais com cursos da Inclusão Produtiva no primeiro semestre de 2024
No primeiro semestre de 2024 o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), e em parceria com prefeituras, realizou várias ações de Inclusão Produtiva, com o objetivo de qualificar trabalhadores, promover a inclusão no mercado de trabalho e fortalecer a economia solidária e o empreendedorismo. Entre os meses de janeiro e julho de 2024 foram capacitadas 2.508 pessoas, atendendo demandas de 11 municípios. A previsão é realizar mais 216 cursos, capacitando 4.320 pessoas, e atendendo mais 72 municípios entre os meses de julho e dezembro.
Ponte Alta do Bom Jesus
Nesta semana foi a vez do município de Ponte Alta do Bom Jesus, receber mais uma qualificação profissional, desta vez com o curso de Confeitaria Básica, que estava sendo muito esperados pelos participantes. Um destes, o estudante Clézio Mendes Ferreira, 15 anos, demonstrou grande interesse pela capacitação. “Desde criança sonho em fazer esse curso de confeitaria, para mim essa é uma grande oportunidade de aprender e ter a profissão que sempre desejei. Com o curso estou aprendendo muitas técnicas novas pois quero essa profissão”, afirmou.
Quem também desejou muito o curso de confeitaria foi dona de casa, Samanta Morais de Oliveira, 26 anos. “Uma grande oportunidade para mim que sempre desejei abrir um negócio no ramo. Descobri muitas técnicas novas e que a gente aprende muito presencialmente e esse aprendizado eu quero levar para minha vida inteira”, afirmou.
A capacitação profissional é coordenada pela equipe do setor de Inclusão Produtiva da Setas e segue até a sexta-feira, 28, no Centro Comunitário do município. O objetivo é capacitar famílias em situação de vulnerabilidade para incentivar a inclusão produtiva, geração de trabalho e renda. O curso contém 40 horas, entre aulas teóricas e práticas. A expectativa é para capacitar, em média, 35 pessoas.
Mais uma que esperava muito pela realização do curso de confeitaria básica é a estudante Karla Guedes de Souza de 28 anos. Ela mora na área rural de Ponte Alta de Bom Jesus e foi participar do curso. “Tenho o dom da confeitaria, gosto de fazer bolos e de decorar e essa é profissão que quero pra mim. Estou no curso para aprender mais, pegar confiança, fazer para vender, ter mais uma renda e ajudar meus pais”. Ela também agradeceu a oportunidade ofertada pelo Governo do Tocantins.
Os cursos de Capacitação de Inclusão Produtiva são ministrados conforme demandas municipais e definidos com base no cenário atual e realidade da aptidão do município, segundo o técnico da Setas e coordenador da capacitação, Marco Antônio Coêlho.
Público alvo
Famílias oriundas dos Programas de Transferência de Renda, Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e, Auxílio de Benefícios Eventuais e beneficiários do CadÚnico, além das comunidades tradicionais.
Inclusão Produtiva
Os cursos de Inclusão Produtiva são realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com as prefeituras municipais. As capacitações são formas de incentivo à inclusão produtiva, com o objetivo de gerar trabalho e renda. Os cursos são definidos com base no cenário atual e na realidade da aptidão do município.