SAÚDE

Governo do Tocantins adquire aparelhos cardiotocógrafos para as maternidades estaduais

Dando continuidade ao investimento do Governo do Tocantins na modernização de equipamentos das unidades hospitalares, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) adquiriu na segunda quinzena de junho, 05 aparelhos cardiotocógrafo para atender o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) e outras maternidades sob gestão estadual. O investimento é de aproximadamente R$ 200 mil.

A aquisição dos aparelhos é extremamente necessária dada à importância da avaliação da vitalidade fetal antes da indução ou durante o trabalho de parto, durante o pré-natal, no estudo das variações da frequência cardíaca fetal e por se tratarem de equipamentos indispensáveis em setores onde as gestantes permanecem em assistência.

“A aquisição dos cardiotocógrafos representa um avanço significativo na qualidade do atendimento à saúde materno-infantil. Este investimento reflete o compromisso do Governo do Tocantins com a segurança e o bem-estar das gestantes e dos recém-nascidos. Os aparelhos permitem um monitoramento preciso e contínuo durante a gravidez e o parto, garantindo intervenções rápidas e eficazes e contribuindo assim, para a redução de complicações obstétricas e melhora os desfechos perinatais, promovendo uma assistência mais humanizada e segura”, destacou a superintendente de Gestão Administrativa da SES-TO, Lisiara Vieczorek.

Segundo o diretor-geral do HMDR, Fernando Mota, “a chegada dos novos aparelhos de cardiotocografia no Dona Regina é de extrema importância para a assistência das gestantes no intuito de verificar os batimentos cardíacos do bebê e a atividade uterina, incluindo a movimentação e as contrações do útero”. 

“As usuárias do SUS contarão com o acompanhamento de profissionais altamente qualificados e equipamentos de última geração, de forma a proporcionar o máximo de segurança e apoio na realização dos exames”, finalizou o diretor.

O que é o cardiotocógrafo

O cardiotocógrafo, também chamado de monitor fetal é um equipamento médico utilizado para realizar a cardiotocografia (CTG), exame que visa monitorar a frequência cardíaca fetal, movimento fetal e as contrações uterinas de forma não invasiva, que gera imagem que pode ser visualizada tanto de forma impressa quanto digital, e até mesmo integrada com o Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens da unidade hospitalar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo