CineToca: conheça o festival de cinema tocantinense contemplado pela LPG
O festival de cinema “CineToca” está com inscrições abertas até o dia 30 de julho para curtas-metragens tocantinenses que desejam compor a programação do evento, previsto para ser realizado no mês de outubro, em Palmas. Voltado para os produtores audiovisuais naturais ou residentes no estado, o projeto visa fomentar obras independentes em todos os gêneros, como documentários e ficções. A primeira edição do festival recebeu um recurso no valor de R$22.750,00, oriundo da Lei Paulo Gustavo, no edital Audiovisual 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura. Confira o regulamento inscreva-se por meio deste link.
De acordo com o proponente Leandro de Alcântara Silva, após o encerramento das inscrições, serão selecionadas as propostas por uma comissão de curadoria a ser definida, etapa que deve acontecer até o dia 30 de agosto. As datas do evento, que será aberto para toda a comunidade, ainda serão divulgadas.
Leandro explica que a contrapartida social é criar um espaço para que a comunidade tenha acesso às produções cinematográficas regionais. “Dificilmente você vai ao cinema e assiste um curta-metragem, mais difícil ainda seria encontrar obras tocantinenses. A nossa contrapartida é esse espaço que o festival deseja oferecer para que a comunidade tenha acesso”, disse.
Sobre o proponente:
Produtor e realizador da CINETOCA Filmes, Leandro de Alcântara trabalha como montador de filmes e assistente de direção. Em seus trabalhos, Leandro já participou de produções de curtas e longas-metragem, os filmes nos quais contribuiu já participaram de mais de 70 festivais de cinema nacional e internacional, ganhando prêmios e menções honrosas.