Tocantins marca presença no 2º Encontro da RedeMAIS 2024 que apresenta resultados do sensoriamento remoto no país
Vania Machado/Governo do Tocantins
O superintendente de Polícia Científica da Secretaria da Segurança Pública, Edson Almeida, participa nesta terça e quarta, 18 e 19, do 2º Encontro Nacional de Usuários RedeMAIS 2024. O evento, que acontece em Brasília (DF), é uma realização da Polícia Federal e parceiros, e tem o objetivo apresentar os resultados alcançados pelo Programa Brasil MAIS (Meio Ambiente Integrado e Seguro) na utilização de tecnologias geoespaciais para o combate a crimes ambientais e outros ilícitos, como desmatamento, garimpo ilegal, queimadas e invasões de territórios indígenas.
“O sensoriamento é um tema bastante atual e que deve ser amplamente debatido e apreendido pelas forças de segurança, por ser o maior projeto de sensoriamento remoto do país, que permite acesso e compartilhamento de imagens diárias sobre o território brasileiro, o que contribui diretamente para os serviços prestados pelas forças de segurança”, destacou o superintendente.
Saiba mais
O Programa Brasil MAIS é realizado a partir de contrato firmado entre a Polícia Federal e a SCCON Geospatial, empresa brasileira de tecnologia geoespacial e distribuidora oficial das imagens Planet no Brasil, sendo o maior projeto operacional de sensoriamento remoto do País. Ele permite o acesso e compartilhamento de imagens diárias de alta resolução da Planet e alertas de detecção de mudanças da SCCON em uma Plataforma Web que conta atualmente com mais de 450 instituições públicas cadastradas e mais de 96 mil usuários ativos.
Sugestão legenda – Foto 1, Encontro acontece em Brasília com o objetivo de apresentar os resultados sobre o sensoriamento remoto – Divulgação/Governo do Tocantins