Governo do Tocantins cria o 1° Conselho Comunitário de Segurança Rural do Estado, no Projeto São João
O Tocantins teve eleita nesse sábado, 15, a diretoria do 1° Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Rural do Estado. A eleição, por aclamação, ocorreu na Escola Municipal Ercina Monteiro Pereira, no Projeto São João, em Porto Nacional, e reuniu dezenas de moradores interessados em contribuir com o fortalecimento da segurança pública na região do São João. A criação de Consegs é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, pela Diretoria de Polícia Comunitária.
Durante a eleição do Conselho nesse sábado, o diretor de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa, afirmou que se trata de um marco e que, com certeza, o conselho terá grande contribuição para o debate e a solução de problemas. “Agradecemos imensamente a cada um que deixou sua casa para se juntar a nós na busca de melhorias para o Projeto São João. Depois da posse, vocês estarão legitimados a atuar como conselho e, com certeza, terão grandes resultados. Vemos muito potencial neste Conseg, porque temos pessoas que, de fato, são engajadas. Este será o primeiro conselho rural do Estado, mas com toda certeza será modelo para muitos outros”, avaliou o tenente-coronel.
O presidente eleito do Conseg, Welington Pereira, agradeceu pela confiança e pelo apoio da comunidade. “Agradecemos a todas as autoridades que estiveram aqui hoje, nos ensinando como atuar, e a toda a comunidade, e reforçamos que colocamos nosso nome em prol do bem de todos. Esse é um projeto muito bonito que pode ser exemplo para o Brasil. Agradeço a oportunidade e a confiança”, destacou o presidente.
Eleito membro do Conselho Fiscal, Jairo Muniz também fez uso da palavra e fez questão de falar sobre a importância da união da comunidade. “Hoje, a gente entende que se nós dermos as mãos; amanhã, nossos filhos vão agradecer e essa terra será cada vez mais valorizada, porque aqui terá tranquilidade para a gente viver”, destacou.
Quem também fez questão de dar sua contribuição foi José Ayres da Luz, que atuou como delegado de polícia por 22 anos. “Esse momento é muito importante e eu quero que sempre tenha segurança neste local. Sei que a população, de mãos dadas com a polícia, tem melhores resultados”, afirmou.
Cacs
Antes da eleição para membros do Conselho, a equipe da Diretoria de Polícia Comunitária qualificou os moradores no Curso de Agente Comunitário de Segurança (Cacs), que é uma etapa para a implantação do Conseg.
O curso teve carga horária de 4 horas e abordou conceitos e fundamentos de Polícia Comunitária; Sistema Brasileiro de Segurança Pública; e Canais de Comunicação com as Forças de Segurança. O conteúdo programático foi apresentado pelo tenente-coronel Carlos Magno; pelo subdiretor de Polícia Comunitária, delegado Antônio Neto; delegadas Susana Fleury e Ceila Maria Mendonça; e pelo bombeiro militar que atua na Polícia Comunitária João Marcos Silva Mota. A delegada Cinthia Lima dirigiu o processo eleitoral juntamente com o diretor de Polícia de Comunitária.
Quarenta e cinco moradores receberam o certificado e, agora, estão qualificados para atuarem voluntariamente, em parceria com as polícias, no desenvolvimento de ações de prevenção à criminalidade e promoção do bem-estar social.