Centro de Atenção à Saúde e Segurança do Servidor promove ações em prol da saúde mental em unidades penais de Dianópolis e Taguatinga
O Centro de Atenção à Saúde e Segurança do Servidor (CVS), da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou na primeira semana de junho, uma iniciativa voltada para a promoção da saúde mental dos servidores lotados nas unidades penais de Dianópolis e Taguatinga, região sul do estado.
Dentre essas ações contínuas desenvolvidas pelo CVS, que integram o programa “Prevenção diária, saúde em dia”, destacam-se a conscientização sobre a importância do autocuidado e do gerenciamento do estresse no ambiente de trabalho, objetivando suporte e orientação aos servidores.
De acordo com o coordenador do setor, Adriano Araújo, “as ações descentralizadas do CVS são estratégias primordiais para proporcionar o cuidado junto aos servidores da Pasta, bem como, lançar mão de estratégias pautadas na realidade local, pretendendo proporcionar maior adesão aos cuidados em saúde mental”, afirmou.
Atividades realizadas
A psicóloga do CVS, Izabel Cristina Japiassú desenvolveu uma atividade grupal propiciando um momento de integração entre os servidores lotados nestas unidades. “É perceptível o ganho obtido em nos aproximarmos da realidade dos servidores, sobretudo porque assuntos relativos a saúde mental comumente é tida como tabus pela sociedade, contudo observamos a necessidade de pautar em ações descentralizadas, utilizando uma abordagem lúdica e dialogada para gerar a possibilidade de reflexões das práticas de autocuidado no ambiente laboral”, enfatizou a psicóloga.
Além disso, foram promovidas palestras e rodas de conversas abordando temáticas como estratégias de enfrentamento do estresse, técnicas de relaxamento e a importância do apoio psicológico para a saúde emocional. A iniciativa também contemplou a oferta de atendimentos individuais, nos quais os servidores puderam receber aconselhamento e orientação personalizada.