SES-TO capacita municípios para monitoramento de vacinação contra poliomielite e sarampo
Com o objetivo qualificar as equipes de imunização dos municípios e desenvolver ações de monitoramento das coberturas vacinas contra poliomielite e sarampo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza na segunda-feira, 11, uma oficina sobre Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) para essas doenças. A capacitação acontece simultaneamente em Palmas, para 58 municípios e em Araguaína para 81 municípios, contabilizando todas as 139 cidades tocantinenses.
Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) em 2024 é uma ação direcionada à avaliação da situação vacinal das crianças menores de cinco anos de idade, com a revisão das informações da vacinação contra poliomielite e sarampo, coletadas diretamente do cartão de vacina ou caderneta de vacinação da criança.
A gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis/SES-TO, Diandra Sena, ressaltou que “a capacitação visa a recertificação da eliminação endêmica do sarampo e a manutenção da certificação da eliminação da poliomielite no País. Em 2019, o Brasil perdeu o Certificado de País Livre do Sarampo, por isso os gestores têm buscado novamente recertificação contra a doença e para isso, nossas crianças precisam estar vacinadas, além disso, temos a poliomielite que apesar de não ter havido reintrodução da doença, existe um risco, pois o país não tem alcançado a cobertura vacinal e já temos visto alguns países que já sofrem com as mortes e sequelas dessa doença tão grave que pode ser facilmente evitada com a imunização”.
A coordenadora de Imunização do município de Bom Jesus do Tocantins, Juliana Monteiro Pereira é uma das participantes da capacitação. “Desde a pandemia temos tido muita dificuldade de alcançar as metas vacinais e com a poliomielite e a tríplice, que imuniza contra sarampo também não é diferente, então para nós essas capacitações e estratégias que temos recebido da Secretaria de Estado é muito importante e tem feito diferença nos ações e nos números do nosso município”, afirmou.
O que é o MEV?
O Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) é uma ação desenvolvida por meio de visita casa a casa para verificar a situação vacinal no cartão ou na caderneta de vacinação do público-alvo, possibilitando identificar áreas onde há concentração de não vacinados. Seus resultados auxiliam na avaliação do risco de exposição da população às doenças imunopreveníveis em questão, uma vez que permitem mapear áreas com bolsões de pessoas suscetíveis pela não vacinação, possibilitando a implementação de ações corretivas para elevar as coberturas vacinais nessas áreas.
Cobertura vacinal
O Tocantins em 2023 obteve uma cobertura vacinal de 88,54% para Poliomielite (VIP) e 80,63% para Poliomielite (VOP). Já em relação ao sarampo em 2023 a cobertura vacinal foi de 93,12% para a 1ª dose da Tríplice Viral e 54,59% para a 2ª dose. Dados parciais de 2024, de janeiro a maio, apontam um aumento da cobertura vacinal para ambas as doenças: 97,87% de cobertura vacinal para Poliomielite (VIP), 88,82% para Poliomielite (VOP) e 93,97% para a 1ª dose da Tríplice Viral e 69,74% para a 2ª dose.