Hospital Regional de Araguaína recebe atividades do programa Diversidade na Saúde
Na quinta-feira, 23, servidores do Hospital Regional de Araguaína (HRA) conheceram o projeto Diversidade na Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Um dos principais objetivos é desconstruir preconceitos entre os trabalhadores, promovendo o respeito às diferenças.
Segundo o coordenador do programa, Francisco de Assis Neves Neto, “é preciso ter um olhar para a diversidade nas relações de trabalho. Além de colaboradores, lidamos todos os dias com os usuários do Sistema Único de Saúde e essa representatividade precisa estar bem trabalhada, para não haver preconceito”.
A assistente social, Bianca Pereira da Silva disse que “o racismo ainda existe. Para se ter uma ideia, dados do Saúde Popular apontam que, 56% de gestantes negras e 55% das pardas fizeram menos pré-natal do que as brancas e 62% das negras tiveram orientação sobre amamentação, enquanto para as brancas, as orientações foram um percentual de 78%”.
A diretora-geral do HRA, Cristiane Uchôa destacou que “estas discussões são importantes dentro de uma unidade. No campo da saúde temos que ter um olhar para a diversidade e direitos humanos, respeitando sempre o usuário. Sabemos que as demandas são enormes, mas o programa vem para somar com outros já existentes no Estado”.
A colaboradora da Ouvidoria/SUS, Marcyany Vieira disse que “Nós como colaboradores, do SUS, ao identificar temos a responsabilidade de perceber e termos atitudes rápidas, não permitir. Somos uma instituição de cuidado e estamos aqui para acolher a todos”.