POLÍTICA

Pesquisa IPEX em Gurupi: Eduardo Fortes lidera com 55%, Josi Nunes com 25%

As eleições municipais deste ano começam a aquecer o cenário político do Tocantins.

O Instituto de Pesquisa Executiva (IPEX), realizou uma pesquisa de intenção de votos no município de Gurupi – Tocantins, o levantamento realizado nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2024. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral, sob o número: TO-04898/2024 e ouviu 780 entrevistados. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

ESTIMULADA – Gráfico

Na pesquisa estimulada, o candidato Eduardo Fortes aparece com 55% das intenções de votos, contra Josi Nunes com 25% de votos e Cristiano Pisone com 6%. Indecisos 6%, brancos e nulos 5% e não responderam 3%.

ESPONTÂNEA – Gráfico

O cenário muda na pesquisa espontânea, onde Eduardo Fortes aparece com 51%, Josi Nunes com 24% e Cristiano Pisone com 5%, indecisos 7%, brancos e nulos 7%, não responderam 6%.

REJEIÇÃO – Gráfico

O Instituto IPEX perguntou, também, se a eleição fosse hoje em quem a população não votaria. Nesse cenário, o candidato Cristiano Pisone aparece com 39% de rejeição; a candidata Josi Nunes está com 33%; Eduardo Fortes com 8%, indecisos 7%, brancos e nulos 7% e não responderam 6%.

Metodologia de pesquisa

O Instituto de Pesquisa Executiva (IPEX), realizou pesquisa de intenção de votos em Gurupi, na modalidade estimulada, sendo dividida em cinco regiões.

O número de entrevistas realizadas em cada setor, levou em consideração a proporção do tamanho da população residente recenseada em cada um deles, tendo por base o Censo Populacional de 2022 realizado pelo IBGE.

As entrevistas ocorreram entre os dias 16, 17 e 18 de maio de 2024. Pesquisa com margem de confiança de 95% e margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. O número do registro no TSE/TRE é TO-04898/2024.

O levantamento foi realizado através de entrevista direta com base em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, tendo por base a Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), onde há o princípio de equiprobabilidade no sorteio dos elementos que pertencem ao universo objeto da pesquisa, que compõem o Painel Amostral.

Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do TRE/TO, tendo como referência, abril/2024, e o Censo Populacional de 2022 do IBGE, para identificação das seguintes variáveis: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e renda per capita da população.

O estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo