Hospital Geral de Palmas realiza mutirão de angioplastia
“Tem uns três meses só que minha mãe passou pelas consultas e exames para passar pela cirurgia, pois ela tinha as veias do coração entupidas. Graças a Deus ocorreu tudo bem, ela já teve alta e estamos voltando hoje para Palmeirópolis”, disse a Betânia Freitas Faustino, filha da paciente Maria Aparecida Faustino de Freitas, de 62 anos, que foi contemplada no mutirão de angioplastia do Hospital Geral de Palmas (HGP) que aconteceu na quarta-feira, 24.
A usuária do Sistema Único de Saúde é uma dos cinco pacientes devidamente regulados pela Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e que foram beneficiados com as ações pontuais realizadas pelo Governo do Tocantins, que continuamente tem investido em recursos para a promoção de cirurgias eletivas na rede de saúde tocantinense.
O médico cardiologista intervencionista do HGP, Andrés Sánchez, ressalta que “A angioplastia coronária é um procedimento terapêutico que visa à desobstrução dos vasos que irrigam o coração, as chamadas artérias coronárias. Há casos em que placas de gordura se desenvolvem nas artérias coronárias até o ponto de elas apresentarem estreitamento importante ou bloqueio, razão pela qual é necessário o desbloqueio do vaso. Assim, a angioplastia coronária tem como objetivo restabelecer o fluxo de sangue nas artérias coronárias, por meio da colocação de um stent, malha metálica muito pequena que, uma vez colocada no local entupido, mantém a artéria aberta e com bom fluxo sanguíneo”, pontuou.
O especialista explica ainda que “o médico cardiologista intervencionista usa uma máquina de raios X e injeção de contraste para posicionar o stent, de acordo com o local do vaso a ser tratado. O procedimento todo é realizado sem cortes, apenas pela punção de uma artéria no pulso ou na virilha do paciente com anestesia local e sedação, e chega do pulso até o coração por meio de um cateter bem fino e comprido”, relatou.
Próximo Mutirão
A outra edição da ação está prevista para acontecer no próximo dia 8 de maio, onde mais seis pacientes serão beneficiados, totalizando nas duas datas onze pacientes.